Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Especialista esclarece mitos e verdades sobre dores na coluna

Maria Alice Rangel Vila

A dor nas costas vem atormentando boa parcela da população mundial. A cada dia sofremos incômodos na coluna ou ouvimos alguém, seja no trabalho, no trânsito ou em casa reclamando do problema. Segundo um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ao menos um terço dos brasileiros sofre diariamente com dores na coluna.


Exatamente por atingir uma boa parcela da população, muitos mitos foram construídos em torno de problemas na coluna. O "telefone sem fio" e a mesma informação sendo disseminada diversas vezes por colegas, amigos e familiares faz surgir diversas dúvidas em torno da questão.

Cruzar as pernas pode prejudicar as costas? Dormir em um colchão rígido é mais saudável do que em um macio? É aí que entra o trabalho do neurocirurgião e diretor clínico do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, Pedro Augusto Deja Teixeira, que esclarece algumas dúvidas ao eBand. Confira:

eBand: Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?
Dr. Pedro Augusto: Verdade. O hábito de cruzar as pernas, especialmente para as mulheres, pode ser confortável e elegante, mas é preciso atenção para não abusar da posição. A postura faz com que a coluna vertebral se desvie para a esquerda ou para a direita, devido ao desequilíbrio da região pélvica. O costume também pode levar à escoliose, que desvia a coluna no plano frontal, além de prejudicar o fluxo sanguíneo.

eBand: Usar salto alto faz mal?
Dr.: Depende. Uma postura correta é suficiente para prevenir dor na coluna mesmo quando a mulher usa salto alto. É importante que a coluna vertebral mantenha o seu eixo retilíneo com qualquer tipo de sapato.

eBand: Dormir no chão ou num colchão duro é bom para as costas?
Dr.: Mito. A rigidez poderá agravar, ainda mais, a dor. Durante uma crise de coluna, o ideal é que a pessoa repouse em seu próprio colchão. A melhor posição é de lado, com um travesseiro entre as pernas.

eBand: Travesseiro alto prejudica a coluna?
Dr.: Verdade. Travesseiros muito baixos ou muito altos, que não mantêm a coluna em um eixo retilíneo são contraindicados. A posição correta de equilíbrio da coluna é a que permite que o corpo distribua igualmente as pressões e que facilita a sua movimentação. Tal postura pode ser identificada, quando olharmos uma pessoa de pé, pelo nivelamento dos ombros e da bacia com o chão. É importante tentar manter esse equilíbrio na hora de se deitar.

eBand: Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal à coluna?
Dr.: Verdade. Apesar de o hábito causar alívio para alguns, estalar a coluna e o pescoço prejudica as articulações. Em alguns casos, pode levar a dores de cabeça, zumbidos e vertigens.

eBand: Fazer alongamentos pela manhã faz alguma diferença?
Dr.: Verdade. O hábito é bem vindo e deve ser realizado não só ao acordar, mas antes e depois de qualquer atividade física. Exercícios, no geral, são benéficos. Por ser um eixo que se conecta com as demais estruturas ósseas, a coluna vertebral, necessita ter sintonia com os ligamentos e músculos. Essa relação resulta em movimentos amplos e sem dor.

eBand: Fumantes têm mais dores nas costas do que não fumantes?
Dr.: Verdade. Os fumantes inalam mais substâncias tóxicas, o que prejudica a circulação sanguínea no disco intervertebral, levando a mais dores na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário