Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de julho de 2011

Bursite: a doença pode afetar ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril

No fim de um dia de trabalho, após o uso intenso do computador, ao invés de uma prazerosa sensação de “dever cumprido“, é muito comum a desagradável sensação de dores nos ombros, nas costas, nos braços e nos dedos… Este é um desfecho comum para quem passa boa parte do dia em frente ao computador, principalmente se o usuário não conta com mobiliário adequado ou se descuida da postura.

Os problemas de saúde gerados pelo trabalho são tão comuns que receberam um nome para identificá-los: Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT), causados pelo atrito dos músculos, pelo excesso de força que exercem ou pela falta de oxigênio capaz de chegar até eles.

"Os distúrbios mais freqüentes observados em usuários constantes de computador são aqueles resultantes de inflamações, de contrações prolongadas, de compressão dos tecidos e do estresse”, observa o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

A tensão e a falta de apoio para o corpo são as principais causas de mialgia – dor, normalmente nos ombros, sentida mesmo quando não nos exercitamos. “O efeito ‘hipnotizante’ do computador também deve ser considerado. Usar o computador é uma atividade de absorção mental. Entramos na internet para ver uma coisinha e, quando percebemos, estamos navegando há mais de uma hora”, diz o médico.

A realização de duas tarefas ao mesmo tempo é outro fator desgastante que contribui para o surgimento de dores. As janelas de visualização do computador facilitam o desempenho de diversas atividades paralelamente, mas podem cansar a mente. A velocidade com que as tarefas são executadas também é prejudicial.

Como a bursite aparece…

Não são apenas os movimentos repetitivos que podem provocar o aparecimento da bursite, da tendinite e das demais “dores de computadores”. Existem outras causas que também contribuem para o desenvolvimento do quadro inflamatório: traumatismos, infecções, lesões originadas por esforço, uso excessivo das articulações, artrites ou ainda um distúrbio metabólico como a hiperuricemia, que provoca o depósito de cristais de ácido úrico na articulação afetada.

Fonte corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário