Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de julho de 2011

Tribunal americano autoriza empresa a patentear genes do câncer de mama


Grupo de direitos humanos diz que decisão limita opções de saúde da mulher

Após uma decisão histórica, um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos autorizou nesta sexta-feira (29) uma empresa a patentear genes relacionados ao câncer de mama.

A decisão, que ratificou uma resolução anterior de um tribunal inferior, permite à empresa Myriad Genetics, da cidade de Utah, manter sua patente de genes isolados, apesar das queixas dos grupos de direitos humanos, que dizem que isso cria um monopólio injusto e limita as opções de saúde da mulher.

As patentes conseguidas pela Myriad significam que a companhia detém "o direito exclusivo de realizar testes com os genes, e pode impedir que qualquer pesquisador sequer olhe para os genes sem primeiramente conseguir uma permissão da Myriad", informou Associação Nacional para a Defesa dos Direitos Civis.

No entanto, a decisão, de dois votos a um, indicou que a empresa não pode patentear certos processos para comparar ou analisar sequências de DNA, por considerá-los "processos mentais abstratos".

A ação foi apresentada em 2009 por uma coalizão de apoio a pacientes e grupos médicos, representados pela Associação Nacional para a Defesa dos Direitos Civis (ACLU).

Os demandantes tinham argumentado que a companhia reclamava um "monopólio ilegal sobre produtos da natureza, leis da natureza e/ou fenômenos naturais, e ideias abstratas ou conhecimento humano básico ou pensamento".

Contudo, a Corte de Apelações de jurisdição federal dos Estados Unidos decidiu que esse tipo de patentes de moléculas de DNA isoladas podem ser mantidas, de acordo com a "prática de longa data" do Escritório de Patentes e Marcas, um dos acusados.

"A Suprema Corte declarou diversas vezes que as mudanças na prática de longa data devem vir do Congresso, não dos tribunais", disse a decisão.

Com o apoio da companhia farmacêutica Eli Lilly, Myriad obteve patentes americanas na década de 1990 em dois genes - BRCA1 e BRCA2 - fortemente associados a formas hereditárias de câncer de mama e ovário nas mulheres.

Os cientistas estimam que cerca de 10% dos cânceres de mama são hereditários. As mulheres que portam o gene BRCA1 correm um risco 10 vezes maior de contrair a doença aos 70 anos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário