Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de julho de 2011

Medicina ayurvédica indica a melhor dieta para cada tipo biológico

doshas 300x184 Medicina ayurvédica indica a melhor dieta para cada tipo biológicoNa medicina ayurvédica, chama-se dosha o perfil biológico de cada pessoa. Segundo essa escola, cada pessoa possui três doshas em proporções variadas, sendo que um deles se manifesta com mais intensidade, determinando certas características de sua aparência, fisiologia, metabolismo e funcionamento geral do organismo.

Os tipos de doenças que cada um pode desenvolver também estão relacionados com eventuais desequilíbrios nos doshas, para cujo restabelecimento a ayurveda pode indicar um conjunto específico de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem de acordo com a constituição de cada pessoa.

O tipo Vatha, ou dosha do movimento, é o que mantém mais ligação com o elemento ar e as temperaturas frias. Determina pessoas magras, imaginativas, inconstantes e ativas, que geralmente sofrem de pele seca, apetite e sono irregulares, e constipação intestinal. Devem evitar assistir muita televisão ou navegar demais na internet, assim como ficar expostas a friagem e umidade. A dica para se harmonizar é apostar em atividades que induzem à quietude, relaxamento e disciplina. Os alimentos mais indicados para essas pessoas são brotos de vegetais, beterraba, cenoura, pepino, cebolas e alho refogados, bananas e outros frutas bem doces, aveia, arroz e trigo. Por outro lado, devem evitar alimentos picantes, amargos e frios, açúcar, chá verde, tomate e arroz selvagem.

Já o tipo Pitta é composto pelos elementos fogo e água, conformando pessoas com estrutura física média, meio agitadas e irritáveis, além de glutonas. As pessoas de Pitta não são muito resistentes ao sol, são inteligentes, articuladas e empreendedoras, e tem necessidade de seguir disciplinadamente seu relógio biológico, principalmente os horários de repouso e refeições. Quem está sob maior influência desse dosha deve evitar alimentos salgados e picantes, além de café, para não aumentar o fogo digestivo, que é seu domínio. O mais indicado é consumir ghee, azeite, brotos e alimentos crus, além de cevada, aveia, trigo e arroz.

Por fim, o tipo Kapha é formado por água e terra, determinando pessoas com tendência à obesidade e problemas respiratórios. Também está relacionado às pessoas de personalidade mais tranqüila, com sono de qualidade e digestão muito lenta. Quem pertence a esse dosha deve evitar alimentos pesados, como massas, frituras e arroz. Vale a pena comer bastante alimentos estimulantes, como gengibre, pimenta, especiarias e picles, além de alimentos crus, saladas e frutas.


Fonte corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário