Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de julho de 2011

Portugal: Urgências vão ser concentradas

O Ministério da Saúde vai concentrar urgências, o que leva ao fecho de alguns serviços. Para isso, vai rever a Carta Hospitalar até ao final do ano. A Ordem dos Médicos pede cautela na medida e admite casos pontuais.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, que se reuniu com os dirigentes da Saúde, disse não haver "objectivo de fechar por fechar" e justificou a medida com a "sobreposição de urgências e excedente oferta hospitalar". Explicou que "são os clínicos quem vai dizer se há valências repetidas que podem ser concentradas, não os economistas".

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, admite "situações pontuais" e uma análise caso a caso. "Não pode haver um número significativo de fechos porque as urgências já estão sobrecarregadas. Uma concentração implicaria investir nos recursos físicos e humanos para receber mais doentes".

O ministro quer ainda uma solução para o caso das providências cautelares que atrasam o processo da perda da patente dos medicamentos e produção de genéricos. Fonte próxima da indústria farmacêutica defende a instalação do Tribunal Especializado em Propriedade Intelectual para defesa dos direitos de patente.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário