Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

18% dos homens com câncer relatam consumo alto de bebidas

Cigarro é a principal causa de doenças na região de cabeça e pescoço, mas álcool também contribui para aparecimento de tumores

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que 18% dos homens com câncer atendidos na unidade assumem ter mantido durante a vida, ou ainda manter, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Participaram da pesquisa 12,5 mil pacientes do sexo masculino. Eles foram atendidos na unidade entre agosto de 2008 e fevereiro de 2011.

Embora o cigarro seja a principal causa de doenças na região da cabeça e do pescoço, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas também contribui para o surgimento destes tumores, principalmente quando associados ao tabagismo. Semanalmente, o instituto recebe de cinco a dez novos casos de câncer nesta região do corpo.

A doença pode ser evitada com medidas simples, como não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e dar preferência a alimentos como frutas, verduras e legumes crus.

Para prevenir contra o câncer oral, também é importante que as pessoas se habituem a examinar a boca diante do espelho à procura de caroços, aftas, manchas brancas e outros ferimentos.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário