Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Portugal: Associações de dadores de sangue reclamam organismo federativo único

Representantes de cerca de 50 associações de dadores de sangue vão, esta quinta-feira, ao Instituto Português do Sangue reclamar a criação de um único organismo federativo e a moralização do sector.

 
foto nuno cerqueira/JN
Associações de dadores de sangue reclamam organismo federativo único
Recolha de sangue
 
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, que organizou a primeira convenção nacional de dadores, afirmou que a moção que vão levar ao Instituto Português do Sangue (IPS) representa a vontade de "30 a 40 mil dadores".

O principal ponto da moção é a criação de um novo e único organismo federativo das associações de dadores ou a fusão das duas que existem actualmente. "Todos os anos vão 120 mil euros para duas federações que ninguém sabe o que fazem com o dinheiro, não se sabe o que representam ou quais os seus interesses", criticou Joaquim Carlos, referindo-se à Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) e à Federação das Associações de Dadores de Sangue (FAS).

Joaquim Carlos responsabilizou a FAS pela "destruição do trabalho de anos" das associações ao ter denunciado que metade do plasma humano recolhido em Portugal estava a ser destruído por não haver uma unidade de processamento, uma informação que o IPS veio a desmentir mais tarde.

A moção defende que a futura federação funcione no mesmo edifício do IPS e com um orçamento "estritamente de acordo com as suas necessidades".

Os proponentes da moção não têm "nenhum trunfo na manga" nem pretendem assumir-se como candidatos a dirigentes de uma nova federação, garantiu Joaquim Carlos, reiterando que a solução que defendem é um novo organismo ou a fusão dos dois existentes: "que se entendam e se juntem".

Fonte Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário