Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curativos com mamão


Estranho  fazer um curativo com mamão? É mesmo, mas o látex do mamão verde contém grande quantidadede uma substância, a papaína, que é uma combinação de diversas enzimas e tem a capacidade de quebrar as proteínas de tal forma, que reconstitui células e cicatriza feridas com eficiência. Por este motivo, a papaína está sendo indicada para tratamento de qualquer tipo de lesão de pele, porque dissolve até tumores; no caso de ingestão, usa-se o mamão maduro e não verde como se faz nos curativos.

A enfermeira Lina Moneta, do Hospital Osvaldo Cruz, em S.Paulo, fez um estudo sobre o uso desta enzima, e publicou na Revista Brasileira de Enfermagem (Brasília-1987). Ela acompanhou pessoas com diversos tipos de feridas e até lesão por radioterapia e observou que a cicatrização acontecia mais rápida e com vantagens de não usar remédios alopáticos que muitas vezes têm efeitos colaterais.

Esta substância ainda foi testada em deiscências cirúrgicas, após transplantes renais com feridas que não tiveram boa resposta com antibióticos e os resultados foram excelentes.

A lesão de pele geralmente é provocada por pequenas escoriações que vão agravando, podendo transformar-se em úlceras tão perigosas que podem levar à morte porque muitos doentes não respondem ao tratamento.

São necessários cuidados específicos, mas nem sempre há disposição do doente se cuidar porque exige-se higiene, vontade em obter a cura que muitas vezes inconscientemente não quer, por fatores psicológicos: não é só “aquela ferida” externa que precisa ser tratada, mas a interna (as emoções), que é muito mais dolorosa e nem sempre de fácil acesso porque as pessoas têm dificuldade em se abrirem, seja num desencanto, casamento, família, profissão, etc.

Fonte saudeintegral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário