Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ansiedade pode surgir nos primeiros anos de vida

Genaro Joner / Agencia RBSCasos de crianças ansiosas aumentou muito nos últimos anos e pais precisam ficar atentos ao ambiente familiar

Cerca de 15% das crianças e adolescentes entre cinco e 16 anos sofre de ansiedade, segundo a Associação Americana de Transtornos de Ansiedade. No Brasil, os casos de crianças ansiosas aumentaram 60% nos últimos 10 anos, conforme um levantamento do Centro de Pesquisa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Santa Casa do Rio de Janeiro. Os pais devem ficar atentos, pois o problema que se tornou frequente pode ter origem nos primeiros anos de vida.

Os estímulos recebidos na primeira infância — dos zero aos três anos — são fundamentais no processo de desenvolvimento da criança. De acordo com a psicóloga Ely Harasawa, o ambiente familiar deve, portanto, ser harmonioso e aberto. As crianças devem ficar longe dos problemas, das brigas, das questões financeiras e de possíveis desequilíbrios emocionais.

— As condições em que a criança vive no início de sua vida têm um longo alcance para o comportamento do ser humano. Uma criança submetida a situações com forte carga de estresse ou ansiedade vai carregar isso como parte da sua formação — explica a psicóloga.

Segundo Ely, a quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe no ambiente onde cresce afetam negativa ou positivamente seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Por esta razão, a forma como os pais agem e lidam com os cuidados educacional e emocional dos pequenos é bastante importante. Existem evidências científicas que comprovam que os primeiros anos, desde a concepção, definem a base do desenvolvimento de uma pessoa.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário