Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novas pesquisas validam os benefícios do exercício físico contra a hipertensão

Redução da pressão com atividade física é similar à queda com o uso de medicamentos


Os exercícios físicos reduzem a pressão arterial sistólica em cerca de 7 mmHg e a diastólica em 4 mmHg, diminuição similar à queda apresentada com o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

O tema foi debatido, na última semana, no Congresso Brasileiro de Hipertensão e é consenso entre os médicos que os pacientes que apresentam o problema devem praticar exercícios no mínimo três vezes por semana durante 30 minutos. A atividade física pode ser feita tanto de forma contínua quanto acumulada, com intensidade leve a moderada.

As pesquisas apresentadas no evento revelam que, além de minimizar os valores da pressão arterial, a atividade física melhora os efeitos hipertensores de algumas terapias de reposição hormonal, minimizam as consequências da pressão nos vasos e tem impacto positivo na doença arterial periférica, que pode causar um estreitamento gradual de artérias do membro inferior.

Além disso, em relação à insuficiência cardíaca — doença que decorre da hipertensão —, estudos mostraram que os exercícios revertem a perda da função do coração e do músculo por meio de ações em mecanismos celulares que melhoram o desempenho do órgão.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário