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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quando um sistema de EHR falho trata pacientes

Quando investigadores de Harvard tentaram descobrir porque uma paciente quase morreu, descobriram que mesmo um sofisticado sistema de e-reminders e alertas não é suficiente

Quando se acessa um sistema de registro eletrônico de saúde falho, “as intervenções devem facilitar a fazer a coisa certa e diminuir as coisas erradas”. Esse é o conselho de três médicos de Harvard em como corrigir um sistema de EHR que quase permitiu que uma paciente morresse.

Essa história começa com uma mulher de 53 anos que desenvolveu complicações com risco de morte por pneumococcal spesis, por não ter sido vacinada para prevenir a infecção. A paciente apresentou o quadro de sepse 10 anos após um acidente de carro onde foi necessária a retirada de seu baço.

A vacina é considerada padrão para pacientes que sofrem uma esplenectomia porque a ausência do órgão enfraquece a resistência a uma série de patologias, incluindo a que causa a sepse pneumocócica.

Se essa tragédia tivesse acontecido na era pré-eletrônica, os médicos que trabalham no caso estariam se culpando e tentando ser mais diligentes sobre a aplicação das diretrizes clínicas. O sistema de saúde de hoje exige gerentes de TI, chefes médicos e funcionários de cuidado de segurança do paciente para descobrirem como o sistema de EHR do hospital falhou, e se falhou, descobrirem como evitar que os mesmo erros ocorram no futuro. O resultado dessa investigação pode ajudar no próximo projeto do EHR.

Abordagem Autocrítica
A investigação revelou que a paciente havia sido tratada durante todo o período de 10 anos pelo mesmo sistema de healthcare. Então, em teoria, o que os médicos tinham que fazer era ter dado a vacina ao longo desse tempo para prevenir o desastre. Mas a esplenectomia não foi anotada na lista de problemas do EHR. Se tivesse sido anotada, a paciente teria tomado a vacina porque o sistema emite alertas para dar a droga a cada cinco anos.

A palavra em questão é “deveria ter”. Estudos descobriram que apenas 6 de cada 10 pacientes com o termo “esplenectomia” recebem a vacina.

Por não confiarem na abordagem de alertas, os médicos de Harvard consideraram criar o que chamam de “imediata interrupção de atividade” que dá a ordem: Dê a vacina! Outra opção é enviar relatórios rotineiros para todos os médicos que cuidam de pacientes que fizeram a cirurgia, os encorajando a enviar cartas informativas sobre a vacina.

Infelizmente, mesmo se o sistema estivesse com essas abordagens, não ajudaria a paciente em questão, porque o primeiro médico que realizou os cuidados só implementou o sistema EHR após o acidente de carro, então, a esplenectomia não estava inclusa em sua lista de problemas e também não foi adicionada posteriormente.

Então, essencialmente os gerentes de TI e médicos encaram dois dilemas: Muitos pacientes que tiverem seus baços removidos têm o fato listado em sua lista de problemas da EHR, mas ninguém presta atenção; e alguns pacientes que fizeram a cirurgia, nunca tiveram a informação adicionada ao seu relatório.

Fonte SaudeWeb

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