Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Saúde: “A gestão tem que ser interdisciplinar”

Sob o tema “Saúde e meio ambiente: um novo olhar sobre sustentabilidade”, a Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) deu início a seu XXI Congresso Nacional, nesta última terça-feira (16), em Brasília.

“Um novo olhar sobre a sustentabilidade” foi um dos temas discutidos. A professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Cândida Caniçali Primo destacou a importância dos profissionais de enfermagem nos hospitais, que correspondem a 60% do corpo de funcionários de uma instituição de saúde.

Cândida também citou a necessidade dos centros hospitalares oferecerem cursos de capacitação para os funcionários. “A base de tudo é o ensino. Devemos incentivar nossos colaboradores a estudar”, disse.
De acordo com a enfermeira Márcia Fidauza, do Hospital Santa Isabel, as estratégias para o gerenciamento da instituição é fazer com que todas as áreas se articulem. “A gestão tem que ser interdisciplinar.

Trabalhamos de forma integrada com todas as áreas”. A enfermeira explica que, todos os meses, é feito um planejamento estratégico no hospital e são estabelecidas diretrizes e metas a cada dois meses, para avançar nas áreas de segurança, qualidade de atendimento e reduzir custos. Na unidade também há projetos de gerenciamento de resíduos hospitalares.

Gestão administrativa
Para o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, Luís Maria Ramos Filho, para que haja uma boa gestão administrativa são necessárias inovações tecnológicas nos centros de saúde, ações da unidade na esfera municipal, estadual e federal.

Tanto o Hospital Santa Isabel e o Samaritano possuem projetos de sustentabilidade, como gerencialmente de resíduos tóxicos, mecanismos de uso racional de água e de energia.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário