Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entenda o que é a osteoporose

Especialista afirma que a osteoporose ocorre durante o envelhecimento, atingindo com mais frequência as mulheres
A osteoporose é definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença que acomete os ossos de forma progressiva, podendo evoluir sem sintomas ou manifestar-se através de fraturas ósseas.
Os riscos, efeitos e sintomas da doença ainda são desconhecidos para algumas pessoas.

O especialista e geriatra do Hospital São Luiz, André Jaime, afirma que “a osteoporose ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais frequência as mulheres, que possuem os ossos menos maciços em relação aos homens”.

Nas mulheres, a doença surge na maioria dos casos durante a menopausa.“Durante esse período ocorre uma queda muito brusca de estrogênio nas mulheres, o que leva os ossos a absorver menos cálcio, deixando-os fracos. Já nos homens esse processo é geralmente mais tardio, depois dos 70 anos, uma idade onde a imobilidade e o sedentarismo são frequentes”, conta.

André alerta que “o grande problema que é que a osteoporose pode ser confundida com uma fratura pequena, que não gera tanta dor, ou uma inflação e um desconforto perceptível. Mas normalmente a pessoa só percebe que tem a doença exatamente no momento em que ela sofre uma fratura”, diz.

Para Jaime é importante ficar ligado para as características da doença e assim saber diferenciá-la de uma fratura qualquer. “Geralmente surge uma dor na região lombar, a coluna se modifica, causando limitação para movimentos, deformidade, formigamento, encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas”.

Como evitar

Em geral, a doença progride sem nenhum sintoma ou dor, por isso, André alerta para a importância dos exames. “Uma das mais importantes medidas preventivas é a realização anual de exames, que poderão detectar o problema precocemente”.

Mas, além disso, a prevenção ainda é a melhor alternativa para se evitar a osteoporose. “Elas devem ser tomadas ainda na juventude, com atividades físicas regulares, aeróbicas e principalmente musculação, ou outras que incluam levantamento de peso”, afirma.

Pessoas que fumam, não consomem lactose, tem pouca exposição solar, baixo peso do corpo, todas essas questões se tornam fatores de risco. A osteoporose também está relacionada com o fator genético.

Tratamento

O tratamento pode ser feito através de medicamentos - com dosagem e reposição de cálcio e vitamina D - exercícios físicos, levantamento de peso e até mesmo uma terapia hormonal.

Para quem já foi diagnosticado com a doença o especialista sugere atenção e cuidados redobrados no dia-a-dia. “Além de seguir as recomendações do tratamento, deve existir um cuidado com novas fraturas e uma prevenção de quedas. Ou seja, o ambiente tem que ser modificado com instalação de barras de apoio pela casa, além de um piso antiderrapante e sem tapetes”, conclui.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário