Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aprenda a prevenir traumas dentários

Traumas dentais são imediatamente curados com dentistas / ShutterstockUma das principais recomendações é avaliar a extensão do dano, manter a calma e ir ao dentista imediatamente
 
O trauma dentário acontece inesperadamente na forma de um acidente, principalmente nas brincadeiras de criança, como andar de bicicleta, patins e skate, ou na prática de esportes, acidentes automobilísticos. Por isso, o cuidado é a única forma de evitar o trauma em dentes de leite ou permanentes para obter uma ação rápida e eficaz, no entanto, somente com procedimentos corretos.
Um período preocupante é o início da infância, quando a criança tem de 10 a 24 meses e está aprendendo a andar. “O risco do trauma aumenta, pois o bebê ainda não tem coordenação motora suficiente e nem reflexo de proteção estabelecido”, afirma Sandra Kalil Bussadori, professora da Universidade Nove de Julho.

Sandra, também doutora, alerta que assim que os bebês começam a engatinhar, é recomendável não manter muitos móveis na casa, proteger quinas e gavetas, além de evitar meias e pisos molhados, ou seja, é quando ficam mais crescidos é importante a supervisão de um adulto durante as brincadeiras.

Para que haja sucesso no tratamento do trauma é imprescindível que a busca ao auxílio odontológico seja feita imediatamente. A busca tardia resulta na maioria das vezes num procedimento menos conservador e até a perda do elemento afetado. Mesmo em casos de traumatismos mais leves a consulta e radiografia são necessários, pois no caso das crianças há a formação do dente permanente, que muitas vezes pode ser afetado. O controle periódico se faz imprescindível.

O que fazer no momento do trauma

Fonte Band

Na visão e experiência da Dra. Constanza Odebrecht, consultora técnica da FGM Produtos Odontologicos e professora da Faculdade de Odontologia de Joinville (Univille), deve-se avaliar a extensão do dano e manter a calma. “Caso haja cortes ou sangramento, coloque uma compressa de gaze ou pano limpo e pressione bastante para conte-lo. Havendo fratura dental colocar os fragmentos em água ou soro fisiológico e procurar imediatamente um dentista, aconselha.

Se acontecer a perda total do dente, deve-se proceder da seguinte maneira:


• Manter a calma e fazer com que o acidentado morda uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.

• Achar o dente.

• Pegar o dente somente pela coroa. Não tocar na raiz.

• Colocar o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca do acidentado. Observar que a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Fazer morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procurar imediatamente um dentista.

• Caso não seja possível colocar o dente em sua posição, deve-se mantê-lo em uma solução de soro fisiológico e procurar imediatamente um dentista. O resultado final de um re-implante depende muito do período que o dente fica fora do alvéolo e da conservação dele nesse período. O dente deverá ficar fora de seu alvéolo o menor tempo possível.

Por fim, quando acontecer acidentes com dentes de leite, a colocação de volta no lugar não é indicada, pois a probabilidade de sucesso é mínima. Em dentes permanentes, o re-implante pode ser indicado, porém o tempo médio da permanência de um dente re-implantado na boca é de um até cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário