Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pesquisadores descobrem processo que pode gerar 'vacina viva'


Processo de amplificação da resposta imunológica dos glóbulos brancos pode, no futuro, fazer com que linfócitos T sejam usados como vacina

MADRI - Uma equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) descobriu um processo molecular no qual os glóbulos brancos amplificam sua resposta imunológica.

O CSIC afirmou em comunicado que este estudo, publicado na revista Immunity, poderia servir de base no futuro para utilizar os linfócitos T como uma vacina viva.

O estudo revelou que os linfócitos T, encarregados de reconhecer moléculas que fazem parte de um patogênico (antígenos) e que também ativam o sistema imunológico, são capazes de "devorar" estas moléculas e expô-las a outros linfócitos.

Até agora era conhecida a capacidade dos linfócitos T para reconhecer moléculas expressadas por células infectadas com vírus ou células que apanharam outro tipo de micróbios.

Porém, segundo o CSIC, estes linfócitos T ativam, além disso, uma resposta seletiva em direção a estes micróbios para que o sistema imunológico adquira memória e seja capaz de combater, de forma mais eficaz, uma segunda infecção com o mesmo patogênico.

"Os linfócitos T também têm capacidade fagocitária, ou seja, são capazes de devorar um antígeno. Além disso, o expõem em sua própria membrana para que outros linfócitos T o reconheçam. São, portanto, executores e, ao mesmo tempo, desencadeiam a resposta imunológica", declarou o pesquisador do CSIC, Balbino Alarcón.

Os cientistas se deram conta deste processo ao estudar a função da proteína TC21M, que, segundo eles, resultou ser "fundamental" na fagocitose dos linfócitos T.

O trabalho foi financiado pelo Ministério espanhol de Ciência e Inovação, pela Rede de Câncer do Fundo de Pesquisa Sanitária e pela Associação Espanhola contra o Câncer.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário