Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estatinas também protegem de infecções, diz estudo

Na pesquisa, quem tomou o medicamento para reduzir o colesterol teve 14% menos risco de morrer por doenças infecciosas

A estatina é um medicamento comprovadamente eficaz na prevenção de infarto e de doença arterial coronariana. De acordo com um novo estudo, ela também pode reduzir o risco de contrair doenças infecciosas.

Em uma pesquisa clínica finalizada há oito anos, ficaram claros os benefícios da atorvastatina na prevenção de problemas cardíacos em pessoas com pressão alta – redução de 35% no risco relativo de ataque cardíaco não fatal e doença arterial coronária fatal. Agora, para surpresa dos pesquisadores, o medicamento parece reduzir também o risco de contrair infecções.

De acordo com o estudo, para as pessoas que tomaram o medicamento, além dos benefícios já conhecidos, como a redução do colesterol alto, ocorreu também uma redução de 14% no risco de mortalidade global, em comparação com o grupo de controle, apesar do fato de que, após o término do primeiro teste, grupo de controle também passou a tomar o medicamento.

O estudo foi publicado na revista The European Heart Journal. Entre os sujeitos que tomaram a estatina por mais tempo, não houve diferença significativa nas mortes por doenças cardiovasculares ou câncer. Contudo, houve uma grande redução das mortes por doenças infecciosas.

“De modo inesperado, o benefício em longo prazo não consiste na proteção contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), mas contra doenças que parecem estar relacionadas a infecções”, afirma o doutor Peter S. Sever, principal autor do estudo e professor de terapêutica do Imperial College de Londres.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário