Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Portugal: 8 em cada 10 mortes em Portugal devem-se a doenças não transmissíveis

Mais de oito em cada dez mortes em Portugal ocorrem por doenças não transmissíveis, com as patologias cardiovasculares a liderarem a tabela, segundo um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O documento pretende traçar um panorama das doenças não transmissíveis, como cancros ou diabetes, em 2010, mas os dados de Portugal referem-se a 2008.

As estimativas apontam para que 86% de todas as mortes em Portugal sejam provocadas por doenças não transmissíveis.

A maior contribuição é dos problemas cardiovasculares, que representam 37% das mortes. Os cancros significam 26%, as doenças respiratórias não infeciosas 6% e a diabetes 5%.

Segundo a OMS, que analisou a situação em 193 países, as doenças não transmissíveis são responsáveis por 36 milhões de mortes por ano em todo o mundo, o que equivale a quase 100 mil mortes por dia.

Da análise global, o relatório conclui que 48% das mortes tem origem em doenças cardiovasculares, 21% em tumores, 12% em doenças respiratórias e 3% em diabetes.

O documento sublinha ainda a preocupação da OMS em relação às mortes prematuras, que ocorrem abaixo dos 60 anos.

Em 2008, mais de nove milhões de todas as mortes por doenças não transmissíveis registaram-se em pessoas com menos de 60 anos. A grande maioria (90%) dessas mortes dá-se em países pobres ou em desenvolvimento.

Em Portugal, 15,7% das mortes em homens ocorre abaixo dessa faixa etária, uma percentagem que desce para os 8,1% no caso das mulheres.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário