Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Óculos usados em filmes em 3D não prejudicam a visão, mas exigem cuidados

Confira dicas para que o recurso não cause incômodos com as crianças

Mães e pais que levam os filhos ao cinema 3D ou que compraram TVs com o recurso já devem ter se perguntado se essa nova tecnologia não pode causar danos aos olhos dos pequenos.

Segundo o oftalmologista Paulo Guilherme Horta Barbosa, não há nenhuma pesquisa que tenha comprovado que essa tecnologia provoque qualquer prejuízo à visão.

— O que se evidencia é que os óculos 3D exigem mais recursos dos olhos, da visão. Por isso, causa um cansaço maior e, por consequência, uma dor de cabeça. E isso ocorre com crianças e adultos — explica.

Barbosa exemplifica que, como o 2D exige menos dos olhos, a pessoa tem chance menor de ter uma dor de cabeça, por exemplo. É justamente isso que mostrou uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, já amplamente divulgada.

Os estudiosos analisaram 400 pessoas que assistiram a filmes em 2D e usando o óculos 3D. O resultado foi que a utilização dos óculos que viabilizam a terceira dimensão aumentam a chance de cansaço nos olhos e de dor de cabeça em até três vezes.

— Como a criança e o adulto ficam muito atentos aos detalhes do filme ou do programa, eles esquecem de piscar, o que exige mais dos olhos e provoca a sensação de peso e de cansaço — diz o oftalmologista.

Se a pessoa usar óculos ou lentes de contato e estiver sem eles, a fadiga ocular torna-se ainda maior. E sempre lembrando que ficar muito tempo diante da tela não é nada saudável para os pequenos (e também para os grandes).


Dicas para amenizar os efeitos do 3D:
:: Antes de colocar os óculos 3D, confira se eles estão bem limpos.

:: Tente manter a criança o mais longe possível da tela, seja no cinema ou em casa.

:: Tenha sempre um colírio lubrificante quando estiver assistindo a um filme no cinema ou à TV 3D em casa. A sugestão vale também para os pequenos que ficam muito tempo em frente ao computador. Hidratando a córnea, o cansaço dos olhos é amenizado, assim como diminuem as chances de uma dor de cabeça. A dica é usar a cada duas horas, no máximo.

:: Se a criança tiver algum problema durante a exibição do filme, peça para que ela tire os óculos e feche os olhos por alguns minutos. O efeito é o mesmo que o conferido pelo uso do colírio — a córnea é hidratada, e os olhos ficam menos cansados.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário