Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudo identifica mecanismo que transforma gordura ruim em boa

Novidade poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para tratar a obesidadeCientistas norte-americanos identificaram um mecanismo biológico que transforma a gordura ruim em gordura boa. Os pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Ohio, nos EUA, afirmam que é possível mudar a gordura branca para marrom.

O que os especialista chamam de gordura branca é aquela cuja a função é acumular energia no corpo, associada a falta de exercícios e má alimentação. Já a gordura marrom é responsável por regular a temperatura do corpo, presente principalmente nos recém-nascidos.

Testes feitos em um modelo animal demonstraram que a mudança é possível graças à ativação de um nervo e de um caminho bioquímico, que começa no hipotálamo — área cerebral ligada ao equilíbrio energético. O trajeto segue até as células adiposas brancas.

Segundo os cientistas, a maior transformação de gordura branca em marrom foi associada a um ambiente fisicamente estimulante, mais do que à quantidade de alimentos ingerida.

A novidade, publicada na revista Cell Metabolism, poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para tratar a obesidade.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário