Uma vacina para o cancro da mama pode estar pronta em três anos depois de “excitantes” resultados experimentais.
Destak | destak@destak.pt
Uma partícula que treina o sistema imunitário para destruir tumores resultou em 90 porcento dos casos dos teste laboratoriais.
Força os anticorpos a aproximarem-se das coberturas que rodeiam os cancros e mata-as. Em testes feitos em ratos teve particular sucesso em tumores da mama e do pâncreas.
Uma equipa da Universidade da Geórgia, EUA, desenvolveu a vacina e há médicos a começarem a testá-la em células humanas.
Testes clínicos em humanos podem começar em 2013. O Professor Geert-Jan Boons, líder do estudo disse: “a vacina incita a uma resposta imunológica muito forte. Activa todos os três componentes do sistema imunológico de forma a reduzirem o tamanho do tumor.”
A co-autora, Professora Sandra Gendler, da Clínica Mayo no Arizona, EUA, acrescentou: “Esta é a primeira vez que foi desenvolvida uma vacina que treina o sistema imunitário a distinguir e matar células cancerígenas baseados na sua estrutura.”
Especialistas britânicos dão as boas-vindas à descoberta. A Drª Caitlin Palframan, do Breakthrough Breast Cancer, disse: “Esta excitante nova abordagem pode levar a tratamentos do cancro da mama de pacientes com poucas opções.”
Acrescenta que experiências em pacientes são necessários.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário