Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Diálise peritoneal é alternativa à hemodiálise para oferecer maior qualidade de vida a pacientes renais crônicos

Ministério da Saúde promete R$ 1 bilhão em investimentos na área, até 2014


O Ministério da Saúde anunciou investimento até 2014 de R$ 1 bilhão no Melhor em Casa, programa que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS) a quem tem problemas renais. No caso dos pacientes renais crônicos, que frequentam o ambiente hospitalar ao menos três vezes por semana, a opção da diálise peritoneal representa mais comodidade e qualidade de vida.

A diálise peritoneal é uma terapia renal alternativa à hemodiálise e está contemplada na portaria emitida pelo Ministério da Saúde que regulamenta e garante à população o acesso ao programa Melhor em Casa. Apesar de representar economia de 5% aos cofres públicos, de acordo com recente levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ainda é uma terapia subutilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Até 2014, o objetivo do Melhor em Casa é alcançar a capacidade de atendimento para 60 mil pacientes, com mil equipes de atenção domiciliar e 400 equipes de apoio implantadas.

Diferenças entre a hemodiálise e a diálise peritoneal
Quando os rins falham, os produtos da degradação metabólica e o excesso de água podem ser removidos do sangue por meio da hemodiálise ou da diálise peritoneal. Na hemodiálise, o sangue é removido do corpo e circulado por meio de um aparelho denominado dialisador, o qual realiza a sua filtração. Na diálise peritoneal, o peritôneo, uma membrana existente no abdômen, é utilizado como filtro.

A hemodiálise e a diálise peritoneal, assim como o transplante renal, são custeadas na maioria dos casos SUS.

A diálise peritoneal é uma alternativa de tratamento para pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica. Diferente da hemodiálise, terapia que exige o deslocamento do paciente três vezes por semana para fazer o tratamento na clínica, na diálise peritoneal o paciente é treinado e realiza o procedimento em casa. Dessa forma, a pessoa fica livre para realizar suas atividades diárias normalmente.

No tratamento domiciliar, a solução de diálise é infundida na cavidade abdominal do paciente. Conforme o sangue circula pela membrana peritoneal, tecido semipermeável que reveste internamente o abdome, as impurezas e a água do sangue são absorvidas pela solução de diálise.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário