Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saiba como driblar a ressaca de final de ano

Especialistas dão dicas para amenizar alguns dos desagradáveis sintomas de quem passou da conta


Não é fácil administrar tantos compromissos sociais de final de ano. Para quem costuma beber nestas ocasiões, a tarefa parece ainda mais complicada. A odiada ressaca, provocada pela ingestão excessiva de álcool, é o ônus para quem sai da linha. Algumas doses a mais podem provocar um efeito devastador no organismo. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), "o álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago".

Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características pessoais. Por exemplo, uma pessoa acostumada a consumir bebidas alcoólicas sentirá os efeitos do álcool com menor intensidade, quando comparada com uma outra pessoa que não está acostumada a beber. Um outro exemplo está relacionado à estrutura física: uma pessoa de grande porte (considerando altura, massa muscular e gordura) terá uma maior resistência aos efeitos do álcool. Outros fatores estão associados ao metabolismo do indivíduo, vulnerabilidade genética, estilo de vida e tempo em que o álcool é consumido.

Mas, afinal, há como acordar sem ressaca, ou pelo menos minimizar os sintomas da bebedeira?

— Para ressaca não há remédio, mas a melhor forma de amenizá-la é hidratar constantemente o corpo — afirma o clínico geral André Negrão, do Hospital São Luiz, de São Paulo.

O ideal é dosar a quantidade de bebidas alcoólicas ingeridas. Porém, mesmo assim o álcool deixará resíduos, o que gerará mal-estar. Nestas ocasiões, o correto é optar por uma alimentação balanceada e pela ingestão de sucos de frutas. É aconselhável também que a pessoa faça uma refeição balanceada, inserindo no cardápio as saladas ricas em carboidratos, para dar sustância ao corpo.

— Outra recomendação é alternar o consumo de álcool com água ou com outros tipos de líquidos sem álcool — diz o especialista.

Ficar sem se alimentar durante a ressaca é um erro. Isso pode ocasionar a hipoglicemia, que surge com o passar do tempo e atua diretamente no fígado, órgão responsável pelo acúmulo e pela liberação de glicose para todo o organismo, provocando a redução de açúcar no sangue. Quando se ingere álcool com o estômago vazio, ele é absorvido mais rapidamente, fazendo com que as alterações ocorram de imediato.

Os sucos desintoxicantes são essenciais para limpar o organismo, mas devem ser equilibrados com alimentos que ajudam a eliminar os excessos. Dentre os líquidos recomendados estão água de coco, limonada sem açúcar, batida com folhas verde-escuras, como couve, agrião, rúcula e salsinha, que aumentam a função desintoxicante.

As refeições pós-ressaca devem ser leves, com pouca quantidade de gordura e ricas em água. Sopas e caldos são boas escolhas para esse período. Evitar alimentos muito salgados e ricos em gordura como carnes gordurosas e embutidos, como salame e mortadela, também ajudam.

— Os chás de boldo, limão ou capim limão também são benéficos nestes casos. Eles agem desintoxicando nosso organismo, especialmente o fígado — aconselha a nutricionista Suzana de Freitas.

E quanto aos energéticos ou ao café que, segundo alguns acreditam, podem suavizar as implicações trazidas pelos excessos?

— Estes líquidos não fazem nenhum efeito neste processo de melhora, pois têm a substância cafeína e servem somente como estimulantes, não ajudando na luta contra a ressaca. Estas bebidas têm em comum a função de ativar o sistema nervoso — finaliza Negrão.

Dicas valiosas
:: Não beba de estômago vazio. A indicação é se alimentar antes, durante e depois de ingerir bebidas alcoólicas.

:: Evite alimentos pesados e sólidos: eles sobrecarregam o fígado, que, devido à ingestão de álcool, já está vulnerável.

:: Alterne bebidas alcoólicas com outros líquidos não alcoólicos, como água e sucos. Eles ajudam a diluir os efeitos do álcool e amenizar o mal-estar no dia seguinte.

:: Alimente-se pelo menos de duas em duas horas, principalmente de frutas. A pera é uma boa alternativa, pois além de ter poucas calorias, é rica em fibras e regulariza o intestino. A maçã também ajuda a eliminar as substâncias alcoólicas do organismo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário