Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Portugal: Ministério propõe cadeirinhas para automóveis com dedução no IRS

Proposta do Ministério da Saúde resulta de um relatório que aponta falhas na formação dos profissionais.

«Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte nas crianças e nos jovens.» Foi com base nesta premissa que o Ministério da Saúde deu início a um projecto, ‘Alta Segura’, que visa promover a segurança desde o nascimento. E foi com base num relatório elaborado para o efeito que concluiu ser necessário tornar dedutível em sede de IRS o custo das cadeirinhas para os automóveis, também conhecidas como sistemas de retenção.

Da avaliação feita à acção dos profissionais de saúde ficou ainda clara a necessidade, transformada em recomendação, de uma «formação inicial e contínua dos profissionais de saúde sobre: segurança da grávida, transporte seguro do recém-nascido desde o momento da alta hospitalar, sistemas de retenção de crianças e saúde infantil».

E mais, de uma «reorganização dos serviços de saúde para a prestação de informação e o treino das famílias para o uso adequado» dos sistemas de retenção. Isto porque, revelam os dados publicados no site da Direcção-Geral da Saúde, que tiveram por base um questionário dirigido aos hospitais com maternidades e ainda aos agrupamentos de centros de saúde (CS), há falhas que precisam de ser colmatadas.

Ao todo, apenas 4% dos profissionais dos CS têm formação sobre sistemas de retenção de crianças, destacando-se os enfermeiros (5% destes com formação). Nas maternidades, o panorama é um pouco melhor: 36%, no geral, têm conhecimentos, com os enfermeiros (54%), também aqui, a assumirem a liderança.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário