Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Operadora de saúde usa SMS para gerenciar diabéticos

Estratégia da Chartered em usar mensagens de texto tem como objetivo ajudar os seus usuários a prevenir complicações, evitar visitas hospitalares de alto custo

A operadora de saúde Chartered, Inc., a mais antiga organização de assistência gerenciada pelo Medicaid na capital dos Estados Unidos, está lançando um novo programa de mensagens de texto para seus usuários diabéticos, com foco em divulgar informações relacionadas à doença em seus telefones celulares para manter os membros envolvidos no seu próprio cuidado. Executivos da operadora também disseram que planejam estabelecer registros pessoais de saúde para seus clientes.

O piloto vai começar com 50 usuários do plano e será construído sobre a plataforma ACS-América Suniyea, que usa SMS em celulares e smartphones para criar conscientização sobre a saúde. Os clientes diabéticos do Chartered receberão mensagens de texto com informações como quando entrar em contato com um médico, dicas de nutrição, testes interativos e alertas sobre eventos da comunidade. Funcionários do plano de saúde Chartered estimam que cerca de 2.000 de seus membros são diabéticos dependentes de insulina.

Atualmente, os executivos da operadora dizem fazer ligações telefônicas regulares e têm a encontros presenciais para monitorar seus membros. Ao adicionar um serviço de mensagens de texto, eles esperam incentivar os clientes a desempenhar um papel mais ativo na gestão da sua saúde.

Chartered também estabelecerá registros pessoais de saúde para os membros como registro de leituras de glicose, controle da administração de medicamentos, além de permitir a gravação de consultas.

“Os registros médicos pessoais são uma ferramenta eficaz para melhorar o grau de instrução em saúde e engajar os usuários mais plenamente nos seus cuidados. No futuro, pretendemos construir essa funcionalidade com a ACS-América”, disse Karen Dale, executiva da Chartered.

Dale afirma que a operadora vai continuar a usar as ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade do atendimento e reduzir custos. Parte do objetivo do programa é melhorar a capacidade dos pacientes para gerenciar seus cuidados e evitar complicações como a cegueira.

Dr. Richard Katz, diretor da Divisão de Cardiologia do George Washington University Hospital, que, anteriormente, em parceria com a Chartered em um programa similar, disse em um comunicado: “A saúde móvel é a onda do futuro para uma melhor gestão de doenças crônicas. Pode ser extremamente popular com pacientes diabéticos e resultam na redução de atendimentos de emergência e de hospitalizações.”

Dale disse que sua organização pretende incentivar os membros a compartilhar todas as suas informações com seus médicos e outros prestadores de cuidados que podem oferecer apoio para tratar de questões médicas e psicossociais, bem como vinculá-los a recursos da comunidade.

“Nosso roteiro é construído sobre dois princípios fundamentais: envolvimento do provedor e a criação de uma extensão do nosso modelo de gestão de cuidados”, disse Dale.

O Distrito de Columbia tem uma taxa substancialmente mais elevada de pacientes diabéticos do que outras áreas do país. Em 2010, 10,9% dos adultos no DC foram diagnosticados com diabetes, em comparação com 8,7% a nível nacional.

Funcionários da Chartered disseram que vão avaliar o programa de mensagens de texto no final deste ano e têm planos para expandir o seu uso entre os clientes com outras doenças.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário