Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Roche pesquisa novas formas de administrar seus medicamentos

Estudos demonstraram que a administração sub-cutânea
pode ser mais rápida e barata
Remédios como o Herceptin indicado para o combate do câncer de mama foi aprovado para ser utilizado como de forma intravenosa, mas estudos mostram que pode ser administrado subcutaneamente

A farmacêutica suíça Roche está pesquisando novas formas de administrar seus medicamentos já utilizados em pacientes, mantendo a eficácia do tratamento. O Herceptin (trastuzumabe), indicado para o combate do câncer de mama, está em estágio avançado para um novo tipo de aplicação. As informações são do jornal Valor Econômico.

Medicamento biológico usado desde 1998 para o tratamento de quase 1 milhão de mulheres com câncer de mama tipo Her2, o Herceptin foi aprovado originalmente para aplicação intravenosa. Mas estudos realizados pela Roche mostram que a administração subcutânea pode ter a mesma eficácia. O câncer de mama positivo para Her2 acomete de 15% a 20% das mulheres que sofrem da doença e é um tipo agressivo do tumor.

A administração intravenosa demora de 30 minutos a 90 minutos, dependendo do estágio do tratamento. Enquanto na aplicação subcutânea, o tempo de aplicação, em média, dura cinco minutos, afirmou José Fernando de Almeida, diretor da área de oncologia da Roche no Brasil. Ele afirma que estudos mostram a mesma segurança. A diferença na forma de administrar o produto pode trazer mais conforto ao paciente. Por ser menos invasivo e levar cinco minutos para ser administrado, a nova aplicação poderá reduzir os custos do tratamento em relação à forma padrão.

Essa nova aplicação, já na chamada fase três de pesquisa, permite a completa erradicação das células tumorais da mama (a chamada resposta patológica completa) que atualmente só é possível através do medicamento intravenoso, de acordo com estudos da Roche.

A múlti já submeteu o pedido da nova administração desse medicamento à aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (Ema). O mesmo deverá ser feito na FDA, agência de vigilância sanitária dos EUA, e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Essa nova tecnologia poderá ser replicada futuramente para outros medicamentos oncológicos da Roche, afirmou Almeida. Na forma subcutânea, não é necessário usar dose de ataque nem ajustar a posologia pelo peso. Ou seja, aplica-se a mesma dose, independentemente do peso corporal da paciente.

A Roche também está pesquisando o uso de MabThera (rituximabe) por injeção subcutânea em linfoma não-Hodgkin e leucemia linfocítica crônica. No momento, o uso desse medicamento por injeção subcutânea não está aprovado nem licenciado em qualquer mercado. A Roche pretende encaminhar a primeira solicitação de registro na UE no final de 2012.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário