Indivíduos idosos que praticam o Tai Chi Chuan de forma regular têm melhores índices de pressão arterial e força muscular. O exercício melhora as funções cardiovasculares e musculares, além de proteger as articulações, e está sendo considerado uma das melhores atividades físicas para se praticar na idade avançada.
“Melhorar a força muscular e sem comprometer a pressão arterial faz do Tai Chi a melhor escolha das pessoas idosas na hora de optar por uma atividade fisica. Diversos estudos já mostraram que o Tai Chi protege o organismo contra os efeitos da velhice no corpo”, dizem os autores. “Alguns estudos, entretanto, colocavam em questão se a melhora da força muscular causava danos à saúde vascular.”
O estudo foi publicado no periódico European Journal of Preventive Cardiology e envolveu mais de 65 idosos em Hong Kong, na China, e que praticavam o Tai Chi por pelo menos uma hora e meia por dia durante os últimos 3 anos. Um outro grupo controle, que não fazia Tai Chi, também foi observado. A elasticidade das artérias dos praticantes da atividade eram até 44% melhores do que aqueles que não a praticavam.
“A melhoria na saúde arterial pode ter a ver com a combinação entre a atividade aeróbia, concentração mental e meditação que, combinadas com os movimentos do Tai Chi resultam nesse quadro positivo geral”, diz William Tsang, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
“Como o Tai Chi pode ser feito em qualquer lugar – sem a necessidade de um equipamento específico ou um local determinado – podemos considerá-lo como uma das melhores estratégidas para adultos e idosos para proteger o organismo de doenças vasculares e perda de força muscular’, finaliza Tsang.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário