Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os principais mitos e verdades a respeito da memória

A capacidade de armazenamento de informações da memória é limitada.
Falso.
Antes acreditava-se que as pessoas nasciam com uma determinada capacidade de memorização, considerada fixa. Hoje sabe-se que trata-se de uma capacidade flexível, que pode ser aprimorada por meio de técnicas e práticas. No entanto, temos um período de sobrecarga da memória e da aprendizagem. Por esta razão, é importante programar pausas entre as tarefas.

A memória pode piorar com a idade.
Verdadeiro.
Mesmo sem nenhuma doença, pessoas mais velhas costumam ter mais dificuldade em armazenar novos conhecimentos e também em lembrar-se de fatos guardados na memória. Isso ocorre porque, a partir dos 65 anos, a velocidade de processamento das informações diminui. Mas o treinamento específico e outras medidas preventivas pode minimizar o problema.

Ter boa memória significa ser inteligente.
Não necessariamente.
Memorizar muitas coisas nem sempre é sinal de inteligência, mas dificilmente uma pessoa inteligente e bem sucedida não terá boa memória.

Truques como amarrar um cordão no dedo ajudam a lembrar.
Não necessariamente.
A memória funciona por associações. Ou seja, estamos relacionando sempre os eventos entre si para nos lembrarmos deles mais facilmente. O cordão poderá servir de lembrete para recuperar rapidamente uma determinada informação no cérebro, desde que ela esteja bem associada ao cordão. Caso contrário, a pessoa constata que tem um lembrete, mas não consegue lembrar especificamente o que fazer.

Esquecer a chave de casa ou o lugar onde estacionou o carro é um sinal de que a memória está ruim.
Não necessariamente.
Em geral, estes fatos estão ligados à distração ou à falta de organização. A falta de atenção pode levar uma pessoa a não fixar uma informação - como o piso do shopping em que deixou o carro estacionado. A pessoa só deve ficar preocupada isso se repete de maneira frequente.

Quem tem boa memória aprende uma segunda língua com mais facilidade.
Verdadeiro. A capacidade de se lembrar rapidamente dos sons, do vocabulário e da estrutura do novo idioma torna o aprendizado mais fácil.

Se não for estimulado, o cérebro perde a agilidade para memorizar de modo eficiente.
Verdadeiro.
A retenção de novas informações depende do número e do fortalecimento das conexões existentes entre os neurônios, a sinapses. Estas dependem de tarefas que demandem concentração.

Algumas pessoas nascem com capacidade de memorização boa e outras não.
Verdadeiro.
Mas até as pessoas que nascem com menor capacidade de memorização podem melhorá-la pela prática de exercícios e de estratégias compensatórias.

Guardamos memórias falsas.
Verdadeiro.
Lembrar coisas que não aconteceram é comum. Trata-se de mescla de memórias ou de armazenamento do que se ouviu contar, mas não se viveu.

Fonte: Ana Alvarez, doutora em Ciências e especialista em memória

Por Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário