Em um novo estudo, pesquisadores americanos apontam que não basta apenas dormir bem, mas dormir mais, pelo menos quando o assunto é emagrecer. Segundo a pesquisa, dormir mais de nove horas por noite pode neutralizar a influência de fatores genéticos relacionados ao ganho de peso.
O estudo envolveu mais de mil irmãos gêmeos, para examinar se a duração do sono modifica as influências genéticas e ambientais sobre o índice de massa corporal (IMC). Os resultados, divulgados no periódico Sleep, mostraram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite tinham uma influência genética de 70% na variação do IMC. As influências genéticas estão relacionadas diretamente com o metabolismo da glicose, o consumo de energia, armazenamento de ácidos graxos e sensação de saciedade. Já entre os irmãos que dormiam mais de nove horas, esse número não ultrapassou 32%.
“Os resultados sugerem que um sono mais curto fornece um ambiente mais permissivo para os genes da obesidade”, afirma Nathaniel Watson, da Universidade de Washington e principal autor do estudo.
Para Watson, os resultados preliminares ainda necessitam de maior aprofundamento, mas para aqueles que estão precisando perder peso, deve ser uma boa ideia começar a adotar a rotina de sono prolongado.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário