Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Para não ficar gripado no inverno, vitamina D

Suplementos de vitamina D podem ajudar a combater
as infecções virais do inverno
É o que sugerem em um novo estudo pesquisadores da Unversidade de Cantabria, na Espanha. Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Leukocyte Biology, suplementos de vitamina D podem ajudar a combater as infeções virais no inverno.

Para chegarem a estas conclusões os pesquisadores compararam as alterações dos níveis de vitamina D – presentes nos peixes e em leites fortificados – no sangue de três grupos de indivíduos saudáveis: um grupo composto por jovens entre 20 e 30 anos de idade; o segundo por participantes dos 31 aos 59 anos de idade; e o terceiro que incluiu idosos, com idades entre 60 e os 86 anos.

Os investigadores verificaram que os níveis de vitamina D, que pode ser consumida na forma de cápsulas de óleo de peixe, diminuem com a idade e que a insuficiência desta vitamina está associada à uma deficiência na resposta imunitária que protege nosso organismo dos vírus – uma explicação possível para o aumento dos casos de infecções virais durante o período de outono e inverno, quando os dias são mais curtos e a luz solar é mais fraca.

“Existem vários estudos que mostram que a manutenção de níveis adequados de vitamina D é benéfica para a saúde. O nosso estudo reforça exatamente isto e sugere que os suplementos de vitamina D deveriam ser considerados uma das muitas ferramentas que podem ajudar as terapias convencionais”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário