Os gastos publicitário da empresa já chegaram a US$ 272 milhões por ano |
Depois de gastar mais de US$ 87 milhões promovendo o Lípitor, a Pfizer decidiu finalizar as vendas o remédio que já foi seu maior gerador de receita, já que mais versões genéricas devem chegar logo às farmácias.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, os executivos da empresa afirmam que a Pfizer não está mais negociando novos contratos para vender o Lípitor a planos de saúde, que começaram a fechar acordos para comprar versões genéricas mais baratas.
De acordo com a publicação, de tempos para cá, a empresa parou de enviar vendedores a consultórios médicos, como em meio impresso televisivo ou online. Os gastos publicitário da empresa já chegaram a US$ 272 milhões por ano
O representante da divisão responsável por vender o Lipitor e outros medicamentos, Albert Bourla, conta que o cenário em geral será mais hostil para a venda aos níveis que a Pfizer já conseguiu.
O Lípitor, que no auge gerou US$ 12,9 bilhões em vendas anuais para a Pfizer, começou a enfrentar a concorrência dos genéricos assim que a patente venceu, no fim de novembro.
Representantes da Pfizer disseram que consideram o plano um sucesso e que o remédio manteve 33% do mercado e gerou US$ 383 milhões em receita nos EUA no primeiro trimestre. Mas agora eles dizem que a empresa não pode esperar que a droga continue gerando essa receita depois de 31 de maio, quando enfrentará uma nova onda de genéricos e o preço deve cair.
A Pfizer está reestruturando suas operações para cortar custos e fechou acordo no mês passado para vender seu negócio de nutrição infantil para a Nestlé SA por US$ 11,85 bilhões, como parte dos esforços para se concentrar em medicamentos. A empresa também planeja desmembrar a divisão de saúde animal.
A analista do Credit Suisse Catherine Arnold diz que a Pfizer ainda pode ser grande para que os cortes de custos e lançamentos de novas drogas como o tofacitinib tenha um efeito significativo.
A Pfizer disse que recomprou US$ 9 bilhões em ações no ano passado e planeja comprar outros US$ 5 bilhões este ano.
Em seu esforço para arrancar mais vendas do Lípitor, a Pfizer gastou mais de US$ 87 milhões em publicidade, marketing médico e distribuição de amostras desde que perdeu a proteção de patentes em 30 de novembro, de acordo com a Cegedim Strategic Data.
O responsável pela supervisão do marketing do Lipitor nos Estados Unidos, Greg Reeder, atribui a preservação de mercado da Pfizer à assistência direcionada que a companhia ofereceu para pacientes que optaram por continuar com a marca.
A Pfizer disse que vai continuar a promover a droga em mercados emergentes, onde ela ainda vê oportunidade para vendas substanciais.
Fonte SaudeWeb
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