Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cérebro pode “enferrujar” sem uso? Pesquisa alerta que sim

Um estilo de vida ativo, não só fisicamente mas cognitivamente também, pode proteger o cérebro de diversas condições e doenças.

A afirmação é de um estudo da Univesidade de Sidney, na Austrália e publicada no periódico Biological Psychiatry. De acordo com o autor Michael Valenzuela indivíduos que “usam” mais o cérebro (tem maior nível de estudo, leitura e atividades de lazer que envolvem raciocínio) podem estar mais protegidos de desenvolver demência na velhice.

“O que ocorre realmente ainda não se sabe, mas do ponto de vista biológico o que parece acontecer é que pessoas mais mentalmente ativas mantêm a densidade neuronal [ligações ativas entre os neurônios] do cérebro por mais tempo e tenham os caminhos de suprimento de sangue e oxigênio constantemente ativos, ou seja, um cérebro ‘mais jovem’ do que sua idade biológica indica”, diz o pesquisador.

Os dados para o estudo vieram de um estudo amplo chamado Cognitive Function and Ageing Study e que foi vinha sendo realizado desde 1991 no Reino Unido com mais de 13 mil participantes. Ao final desse estudo gigantesco, quase 330 famílias ainda se dispuseram a doar os cérebros de seus parentes – que haviam morrido durante o estudo amplo – para a pesquisa.

Ter uma mente ativa demonstrou estar ligado com menores incidências de doenças neurovasculares e cérebros maiores (ou mais pesados, o que indicaria maior massa e números de neurônios).

“A nossa conclusão é que, por razões complexas e múltiplas, fazer uso do cérebro faz com que mantenhamos ele o mais íntegro possível”, finaliza o autor

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário