Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inibir inflamação no hipotálamo diminui resistência à insulina em diabéticos

Estudo da Unicamp demonstrou, pela primeira vez, a ligação entre a inflamação do hipotálamo e a resistência à insulina no fígado

Pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp demonstrou, pela primeira vez, a ligação entre a inflamação do hipotálamo e a resistência à insulina no fígado. A pesquisa "A inibição da inflamação hipotalâmica reverte a resistência à insulina no fígado induzida por dieta", desenvolvida pela nutricionista Marciane Milanski, foi publicada na revista Diabetes. Segundo o professor Licio Velloso, orientador da pesquisa, a descoberta abre uma nova frente de estudo para o tratamento do diabetes.

" O diabético passa um período de jejum dormindo e, ainda assim, ele acorda com a glicose alta. Décadas atrás, descobriram que o fígado produz glicose e o paciente com diabetes tem defeito nessa produção. Porém, detalhes a respeito deste processo ainda não são completamente esclarecidos" , disse Velloso.

A pesquisa mostrou que uma dieta rica em gordura saturada - presente na manteiga e nas carnes bovina e suína, por exemplo - leva a uma inflamação do hipotálamo.

O hipotálamo é um órgão localizado na base do cérebro. Ele controla a homeostase corporal, isto é, o ajuste do organismo às variações externas. O hipotálamo controla a temperatura, o balanço de água no corpo, a fome e o gasto energético corporal, entre outras funções. Ele também faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas produtoras de hormônios.

" Fomos identificar quais eram os mecanismos por meio dos quais as gorduras saturadas levavam à inflamação hipotalâmica. Existe uma relação muito íntima entre via inflamatória e vias metabólicas, que controlam a ingestão alimentar e gasto de energia. Distúrbios nessas vias metabólicas levam ao aumento ou diminuição de peso" , explica Marciane.

A descoberta coloca o eixo cérebro-fígado no controle do equilíbrio glicêmico. O hipotálamo passa a ser o ator principal desse mecanismo. O professor e também pesquisador Lício Velloso é otimista quanto à descoberta.

" O mecanismo descrito por essa pesquisa mostra que o controle da glicose alta no jejum é feito, pelo menos em parte, pelo hipotálamo. Isto reforça nossa suspeita de que o desenvolvimento de drogas com ação no sistema nervoso central deve ser interessante para o tratamento do diabetes" , comentou Velloso.

Com informações da Unicamp

Por isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário