Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estudo mostra eficácia da cirurgia bariátrica no tratamento de diabéticos com obesidade moderada

Alternativa já era considerada adequada para pessoas com obesidade grave ou mórbida

Um estudo brasileiro mostrou que a cirurgia bariátrica pode auxiliar o combate aos diabetes do tipo 2 em pessoas com obesidade moderada. O trabalho, publicado na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabete, avaliou 66 pacientes por seis anos, o acompanhamento mais longo até agora.

O Conselho Federal de Medicina já considera a cirurgia bariátrica uma alternativa válida no tratamento de pessoas com diabete aliada a obesidade grave ou mórbida, ou seja, com índice de massa corporal superior a 35 kg/mÔ.

O trabalho recém-publicado avaliou pacientes com obesidade moderada — índice de massa corporal entre 30 e 35 kg/mÔ — que recebiam tratamento no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Cerca de 88% dos participantes tiveram remissão do diabetes — os médicos não costumam falar em cura.

Depois de um período que variou de três a 26 semanas, eles deixaram de utilizar remédios orais e, desde a cirurgia, os sintomas não retornaram. Nos demais pacientes, mais de 11% registraram melhora no controle de açúcar no sangue.

Todos passaram por uma cirurgia conhecida como bypass gástrico, o mais popular tipo de cirurgia bariátrica no mundo.

— Utilizamos a técnica mais difundida e bem estabelecida — explica Ricardo Cohen, coordenador do estudo e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Cohen afirma que a cirurgia deve ser cogitada quando outras alternativas clínicas já foram descartadas por se revelarem ineficazes.

— O paciente que não reage a outros tipos de tratamento pode receber a indicação da cirurgia. Mas antes é preciso tentar mudanças nos hábitos e medicamentos — aponta.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário