Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Itália realiza primeiro transplante de fígado com robô controlado à distância

Procedimento, aplicado em paciente de 44 anos, é menos invasivo, reduz riscos e melhora resultados pós-operatórios

Médicos do Instituto Mediterrâneo de Transplantes (Ismett) de Palermo, na Itália realizaram o primeiro transplante de fígado totalmente robotizado do mundo.

O procedimento, aplicado em um paciente de 44 anos, utilizou o Sistema robótico cirúrgico "Da Vinci" monitorado à distância pelos médicos.

A intervenção é menos invasiva e oferece menos riscos ao paciente, melhorando os resultados pós-operatórios.

Segundo o líder da equipe, Bruno Gridelli, o caso realizado no Ismett é um marco porque foi totalmente realizado com a técnica robótica, ou seja, apenas os braços do robô operaram dentro do abdômen do doador.

Como funciona
A cirurgia robótica combina os benefícios da cirurgia minimamente invasiva tradicional, já amplamente utilizada na cirurgia geral e na extração de órgãos de dadores vivos, com a precisão e a segurança do sistema robótico.

Com o Sistema "Da Vinci", a equipe médica controlou os movimentos do robô através de um computador e com base na imagem tridimensional da cavidade abdominal do paciente.

O Sistema realizou cinco incisões de menos de um centímetro e uma de nove para extrair parte do fígado da doadora a ser transplantada com sucesso no paciente doente, que sofria de cirrose hepática e corria risco de morte.

Graças a suas ferramentas articuladas, o sistema pode realizar movimentos que seriam impossíveis para a mão do cirurgião. Isto não só permite realizar procedimentos complexos (tais como a aquisição de uma porção do fígado para o transplante), utilizando uma técnica totalmente segura, mas também envolve um menor tempo de recuperação pós-operatória para o doador e um menor risco de hemorragia, redução da dor e um rápido retorno à vida normal.

Segundo a equipe médica, o doador, irmão do doente, demorou apenas nove dias para se recuperar, enquanto o receptor precisou de um pouco mais de tempo para se recuperar.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário