Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de julho de 2012

dDepressão sazonal: o que é, como tratar

Existem vários segmentos da nossa vida que estão ligados a fenômenos naturais e que de alguma forma são afetados por eles, como por exemplo, as estações do ano. Esses aspectos de sazonalidade possuem forte influência na moda, gastronomia e também no estado emocional das pessoas. A depressão sazonal é muito comum neste período. Saiba mais sobre o assunto.

O que é Depressão Sazonal
A depressão sazonal é também conhecida como depressão de inverno, pois seus episódios depressivos tendem a se manifestar no período de inverno. Ela é muito comum em países com latitudes mais elevadas, superiores a 50º. Já os países com latitude inferior a 30º, como o Brasil, se torna menos frequente, atingindo 1% da população.

O que causa a Depressão Sazonal
A falta de contato com a luminosidade provoca alterações na melatonina, um hormônio que é liberado pelo cérebro no período noturno e parado pela manhã, com a volta da luz natural.

Quando os indivíduos ficam por longos períodos em contato com pouca luminosidade, a secreção diária de melatonina aumenta significativamente. Tudo isso faz com que o individuo sinta-se mais disposto a noite, e durante o dia tenha menos disposição e mais sonolência.

Sintomas da depressão Sazonal ou de inverno

•Aumento do sono durante o dia;

•Horas dormidas não proporcionam descanso suficiente;

•Dificuldade para acordar de manhã;

•Aumento do apetite (principalmente por massas e doces);

•Dificuldade de concentração e execução de atividades diárias;

•Cansaço, fadiga e isolamento social;

•Desejo sexual diminuído;

•Alterações de humor (angústia irritação, apatia, tristeza e choro);

•Pensamentos negativos e baixa autoestima;

•Piora no período pré-menstrual.

Tratamento
De forma geral, o paciente apresenta melhora à medida que esse período de inverno passa. Porém, se os sintomas de depressão persistirem, o médico psiquiatra deve ser consultado, para administração de medicamentos antidepressivo e psicoterapia.

Quando a falta de luz é a causa do problema, a fototerapia é uma excelente opção de tratamento. Neste caso, os pacientes são expostos à luz brilhante por períodos curtos durante o dia.

Em países onde o inverno costuma ser mais rigoroso, é usada a light terapia que emite raio de luz de forma obliqua nos olhos causando estimulação da retina e inibindo a secreção de melatonina pelo cérebro.

A depressão sazonal acomete as pessoas principalmente no inverno, desaparecendo na maioria dos casos logo após esse período. O individuo acometido apresenta como principais sintomas o aumento do sono durante o dia, a indisposição e outros semelhantes à depressão comum. Ao apresentar esses sintomas, um médico especialista deve ser consultado para melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário