Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Farinha de frutas: benefícios para a saúde, como consumir

491927 As farinhas são coloridas e altamente nutritivas. Farinha de frutas: benefícios para a saúde, como consumirAs farinhas de frutas possuem vários benefícios para a saúde e podem ser consumidas de diversas maneiras. Confira as dicas e fique por dentro do assunto.

Que as frutas fazem muito bem para a saúde, todo mundo sabe, entretanto, o que muita gente desconhece são os benefícios obtidos pelo consumo das cascas das frutas.

Pode parecer estranho e muita gente vai torcer o nariz, pois não é comum a ingestão da casca de frutas como o maracujá, limão ou laranja. A dica para tornar essa opção de consumo mais atrativa ao paladar é transformá-las em farinhas, que ficam bastante coloridas e altamente nutritivas.

Benefícios para a saúde
Dentre os vários benefícios para a saúde que o consumo da farinha de frutas proporciona, podemos destacar sua propriedade de auxiliar no funcionamento do trato gastrintestinal, uma vez que essa alimentação é extremamente rica em fibras, que fazem o intestino funcionar. É importante ressaltar que, para alcançar o resultado esperado é necessário associar o consumo de muita água, pois o não aumento na ingestão de líquidos pode ter efeito contrário, prendendo ainda mais o intestino.

A farinha de fruta é rica em substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular precoce e ainda previnem doenças como o infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico e até mesmo alguns tipos de cânceres. Pessoas portadoras de dislipidemia se beneficiam com a capacidade que essa farinha possui de aumentar o colesterol bom, o HDL, e diminuir o colesterol ruim, o LDL.

A farinha feita a partir da casca do maracujá e da banana verde ainda ajuda a perder peso e acelera o metabolismo, uma vez que, a primeira fruta é rica em pectina, que dificulta a absorção intestinal de gorduras, enquanto que a banana verde apresenta altos teores de fibras de amido resistente, que estimula a eliminação de produtos indesejados nas fezes.

Cascas de frutas que podem ser transformadas em farinhas
As principais cascas de frutas que podem ser transformadas em farinha, altamente nutritiva e benéfica para a saúde são a banana, laranja, limão, maracujá, maçã e uva.

Como consumir
Existem várias maneiras de consumir a farinha de frutas. Algumas opções são acrescentá-las em saladas, iogurtes, no leite, bater no liquidificador com vitaminas ou usar como cobertura de doces, como sorvete light.

O mais prático é consumir as cascas das frutas, que previamente devem ser devidamente higienizadas com uma solução de água e hipoclorito de sódio (1 colher para cada 1 litro de água), mas como algumas cascas são desagradáveis ao paladar, a farinha de fruta se torna uma opção excelente, que pode ser encontrada em qualquer loja de alimentos naturais ou até mesmo serem feitas em casa.

Fonte Munho das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário