Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estresse aumenta a produção de substâncias causadoras da inflamação

Estado psicológico crônico pode causar depressão, diabetes, doenças autoimunes, infecções respiratórias e até dificultar a cicatrização de feridas

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, constatou que o surgimento de muitas doenças é causado pelo estresse. O estresse psicológico crônico pode causar depressão, diabetes, doenças autoimunes, infecções respiratórias e até dificultar a cicatrização de feridas.

Um das causas que relaciona o surgimento de doenças com o estresse está o fato dele diminuir a sensibilidade das células de defesa do corpo aos hormônios que agem para contar a inflamação. Quanto mais essa diminuição se dá, menor é a sensibilidade do sistema de defesa do organismo.

Esse processo aumenta a produção de citocinas, substâncias que promovem a inflamação. A inflamação desempenha um papel importante no surgimento das doenças. Quando uma situação de estresse se apresenta, o organismo libera a produção do hormônio cortisol que aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue. Em longo prazo, numa produção constante, ele pode causar danos ao organismo.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário