Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Alimentos naturais que viraram moda devem ser consumidos sob orientação médica

Ingredientes não agem sozinhos, resultado depende da combinação com outros hábitos saudáveis

Óleo de cártamo, amaranto, quinoa, óleo de coco e chia. Esses são apenas alguns dos alimentos em alta nas dietas de quem busca emagrecer no menor tempo possível. Porém, apesar de naturais, os ingredientes devem ser consumidos com parcimônia e sempre combinados com outros hábitos saudáveis para chegar a resultados relevantes.

Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, alerta que existe um entendimento equivocado sobre a função destes alimentos.

— Por si só, eles não emagrecem. É necessário associá-los a uma alimentação equilibrada e à prática de atividade física. Por isso, é importante procurar um especialista antes de qualquer regime — afirma.

A endocrinologista Luciana Spina ressalta que uma das substâncias mais utilizadas no momento, o óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Além disso, seu consumo deve ser moderado, pois pode levar ao aumento de peso.

— Não faz nenhum sentido usá-lo com intuito de emagrecer. Vale lembrar que o óleo de coco é gordura saturada, e, em tese, é uma gordura ruim. O que a difere de outras gorduras é porque sua metabolização é mais rápida que vários outros tipos de gordura — afirma Luciana.

A nutricionista ressalta que, além de não ajudar a diminuir a silhueta, o excesso do consumo de óleo de coco — como, qualquer outra gordura — pode aumentar peso e colesterol.

Dicas para o uso saudável
 
O óleo de coco pode ser usado para cozinhar, como substituto das gorduras convencionais. Por ter sabor agradável, vale como alternativa para passar em pães, temperar saladas e ser adicionado em sucos ou vitaminas. Use no máximo duas colheres de sopa por dia, divididas entre 30 minutos antes do almoço e do jantar.

No caso da chia, a melhor forma de consumir é em farinha, que pode ser adicionada a frutas, vitaminas, sucos e iogurtes. Também é possível colocá-la sobre refeições salgadas, pois não altera os sabores. Porém, ela também fornece calorias, por isso cuidado com a quantidade ingerida diariamente. Também aumente a ingestão de líquidos, de preferência água.

A dosagem adequada de qualquer suplemento deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, pois nem todos podem utilizá-lo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário