Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Macela

Nome científico
Achyrocline satureioides (Lam.) DC.
 
Nomes alternativos
Marcela, marcela-do-campo, macelinha, carrapichinho-de-agulha, losna-do-mato.
 
Descrição
Planta comum no Brasil, sendo encontrada principalmente do estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Ela é arbustiva, tem porte médio e pode chegar a até 1,5m de altura. Suas folhas são estreitas, compridas e de textura aveludada. Suas flores amareladas aparecem nas pontas dos ramos e, como têm pouca água na sua composição, têm a mesma aparência estando frescas ou secas.
É tradição colher as flores da macela na Semana Santa, especialmente no alvorecer da Sexta-feira da Paixão, sendo que em algumas regiões do Brasil, as flores são coletadas para fazer travesseiros. Ela foi instituída como Planta Medicinal Símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Parte utilizada
Flores.
 
Uso medicinal
Indicada para aliviar sintomas de má digestão e cólicas intestinais. Também é recomendada como sedativo leve e anti-inflamatório. Estudos recentes, mas ainda não conclusivos, apontam que a planta pode ter potencial como antiviral, antitumoral e estimulante imunológico.
 
Modos de uso
Chá de infusão, compressas, tinturas e óleo.
 
Cuidados e contraindicações
Não indicada para pessoas sensíveis à planta. Diabéticos devem procurar orientação médica antes de usarem a macela.
 
Efeitos colaterais
Ocorrência de alergia.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário