Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ceará inicia ampanha de prevenção e detecção do câncer de boca

Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir cartazes e adesivos para incentivar população a fazer o autoexame na boca
 
O Ceará vai iniciar uma campanha de prevenção e detecção do câncer de boca em todo o estado. Com o slogan " Os cuidados com a boca garantem mais do que um sorriso bonito", a Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir cartazes e adesivos para incentivar a população a fazer o autoexame na boca e procurar os serviços de saúde em casos de suspeita da doença.
 
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam 430 novos casos da doença, com incidência por 100 mil habitantes de 6,04 entre homens e 3,88 entre mulheres somente este ano no estado. O Brasil vai registrar este ano 14.170 casos novos de câncer de boca, segundo estimativa do instituto. Em todo o país, ocorreram 6.510 mortes por câncer de boca em 2009.
 
Atualmente, para combater a doença no estado, o Programa de Rastreamento e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca qualifica os profissionais da atenção básica para identificar alterações na mucosa bucal. Ao todo, 1.494 equipes de saúde bucal atuam nos municípios cearenses.
 
Ao identificar a lesão, o cirurgião dentista da atenção básica encaminha o paciente ao Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO) ou a um dos três CEOs estaduais, localizados em Fortaleza (CEO Centro, CEO Rodolfo Teófilo, CEO Joaquim Távora), para a realização do exame de diagnóstico.
 
O material coletado é analisado pelo Laboratório de Histopatologia da Unifor, que emite o laudo e o envia para a Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de diagnóstico positivo para câncer de boca, o município é o responsável pelo encaminhamento do paciente para tratamento no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Waldemar Alcântara, unidades da rede estadual, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e Hospital do Câncer do Ceará.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário