Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Iniciativa saudável em Buenos Aires prioriza bicicletas

 
Com o objetivo de aumentar o trânsito das ciclovias e desafogar o trânsito convencional, empresas e universidades apoiam a ideia de emprestar ou distribuir bicicletas para funcionários e alunos. O projeto ainda inclui estacionamentos e vestiários com chuveiros para os ciclistas.
 
Intitulado “Mejor em Bici” (Melhor de Bicicleta), 107 empresas, 28 ONGs e 8 universidades foram consideradas amigas do deslocamento sustentável, pois estão estimulando o uso de bicicletas. Em troca do apoio das organizações, o governo oferece palestras que abordam desde segurança no trânsito a assessoria de infraestrutura ligada a ciclovias.
 
Apesar de todo o programa de incentivo estar voltado à sustentabilidade e mobilidade urbana, o governo acaba incentivando um hábito saudável nos portenhos. Ao invés de recorrer aos ônibus, eles tem a opção de pedalar e praticar um exercício físico.
 
Existem inúmeras maneiras de sair do sedentarismo, e uma delas é exatamente trocar, pelo menos em parte, o veículo motorizado pela tração humana, seja pedalando ou andando. Calorias são gastas, o corpo elimina toxinas pelo suor, o cérebro libera substâncias relacionadas ao bem estar. Para a sociedade, as ruas e ônibus ficam menos congestionados e muito mais gente se desloca sem ter que poluir o ar.
 
É uma solução que começa a ser explorada melhor por países latino-americanos, visto que países europeus já tem a cultura de considerar as bicicletas como meios de transporte, e não apenas para lazer. Em Buenos Aires, dois anos após a inauguração das primeiras ciclovias, os ciclistas já representam 2% de todo deslocamento da capital argentina. Segundo as autoridades, este número deve chegar a 5% em três anos.
 
Segundo o site G1, o psicólogo Federico Pardo morou em Barcelona, na Espanha e adquiriu o hábito de ter a bicicleta como meio de transporte “Aqui em Buenos Aires, vou de casa para o escritório de bicicleta e no fim de semana a coloco no trem para jogar futebol com os amigos em San Isidro’, município da Província de Buenos Aires.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário