Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Moscas de fruta geneticamente modificadas ajudam em pesquisas sobre convulsões

Cientistas dos Estados Unidos criaram moscas de fruta geneticamente modificadas que funcionam como modelo da epilepsia, sendo capazes de revelar o mecanismo pelo qual convulsões ocorrem dependentes a temperatura corporal.
 
A pesquisa pode fornecer um modelo genético útil da epilepsia permitindo com que investigadores olhem para potenciais tratamentos para a doença.
Os pesquisadores usaram uma técnica chamada recombinação homóloga, mais precisa e sofisticada do que a engenharia genética transgênica, para injetar nas moscas Drosophila melanogaster (uma mutação causadora da doença, que é um análogo direto da mutação que leva a crises epilépticas febris em seres humanos).
 
Eles monitoraram as convulsões dependentes da temperatura em todo o organismo das moscas inteiros e também em seus cérebros. Os resultados revelaram que a mutação leva a uma quebra na capacidade de certas células que normalmente inibem a hiperatividade cérebro para regular seu comportamento eletroquímico.
 
Segundo Robert Reenan, co-autor da pesquisa de Brown University, além de fornecer evidências sobre a neurologia de convulsões febris, a pesquisa consiste na primeira vez em que alguém introduziu uma mutação causadora da doença humana no mesmo gene de moscas.
 
Quando os pesquisadores colocaram moscas em tubos e banhou os tubos em 104 graus Fahrenheit, as moscas de fruta mutantes tiveram convulsões depois de 20 segundos. Depois disso, elas permaneceram imóveis durante meia hora antes de se recuperarem. Moscas inalteradas, entretanto, não apresentaram convulsões dependentes da temperatura.
 
Moscas fêmeas com estirpes mutantes de ambas as cópias do gene para a doença foram mais suscetíveis a ataques. Aquelas com apenas uma cópia do gene mutante eram menos propensas do que aquelas com dois.
 
A análise individual das moscas mostrou a presença de “falhas” em como os neurônios GABAérgicos assimilam o sódio por meio de canais na membrana celular. Em circunstâncias normais, os neurônios inibem a hiperatividade do cérebro. Mas a presença do gene mutante gerou um mau uso do sódio e levou a falhas ‘elétricas’.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário