Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Tédio pode ser causado por falta de atenção

Você está com tédio, nao sabe o porquê? Cientistas da York University sabem. Eles apontam terem descoberto de onde surge o tédio, e seu porquê. Eles apontam que o sentimento tem muito a ver com o nosso estado de atenção. As informações são do jornal Huffington Post.
 
Os resultados, publicados no jornal Perspectives on Psychological Science destaca alguns pontos sobre como o tédio é construído. O primeiro deles é que não conseguimos prestar atenção ao que está acontecendo dentro de nós (pensamentos ou sentimentos) ou fora de nós.

Essa incapacidade de se concentrar acaba tornando difícil a dedicação para uma tarefa, o que gera certo descontentamento. O segundo ponto é que sabemos que não conseguimos prestar atenção e, o terceiro, que não é necessariamente nossa culpa.

Pesquisas anteriores a essa mostraram que o tédio pode não fazer bem. Um estudo de 2010, publicado no International Journal of Epidemiology, relacionou o aumento do tédio ao risco de morrer mais cedo. Sendo assim, alguns exercícios podem ajudar a se manter longe do tédio além de prolongarem o tempo de vida.
 
Um pequeno estudo suíço de 2008 concluiu que pessoas sedentárias que trocaram o elevador pelas escadas cortaram o risco de morte prematura em 15%. Outra pesquisa mostrou que subir 35 ou mais lances da escada por semana pode aumentar a longevidade.
 
Andar de bicicleta também é uma boa forma de inserir um pouco de atividade no seu dia, investindo um pouco de tempo ao ar livre. Mas fazer um exercício pedalando rapidamente pode ser ainda mais eficaz. Um estudo concluiu que homens que pedalavam mais rápido viveram cinco anos a mais do que aqueles que o fizeram devagar. As mulheres que aceleraram na bike viveram pelo menos mais quatro anos do que as demais.
 
Uma análise feita em 2009 também mostrou que homens que nadaram com regularidade tiveram cerca de 50% menos risco de morte do que os sedentários.
 
Outro estudo feito em 2011 concluiu que as pessoas que naturalmente caminham em um ritmo de um metro por segundo, ou mais rápido, viveram mais que os mais lentos. No entanto, os especialistas alertam que o fato de andar rápido pode ser mais um indicativo de longevidade, uma vez que o próprio corpo naturalmente escolhe a velocidade mais adequada para cada um.
 
Para cuidar da saúde também nao é necessário seguir uma atividade por pelo menos 30 minutos por dia. Um estudo mostrou que este período pode ser ainda menor. A pesquisa concluiu que, quando comparadas aos sedentários, as pessoas que fizeram 15 minutos de atividade diária adicionaram três anos em sua expectativa de vida.
 
E se for possível se dedicar a atividades com maior intensidade é melhor ainda, segundo estudo feito em 1995. Cinco dias por semana com caminhadas de 30 minutos adicionaram cerca de 1.5 anos de vida, enquanto exercícios intensos, como correr meia hora cinco dias por semana, acresceram aproximadamente 3.7 anos extras.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário