Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Com a chegada das flores, chegam também as alergias

Na primavera rinites e alergias tornam-se mais comuns por conta da polinização das plantas, com a chegada da primavera, surgem também às chamadas doenças sazonais. O fato ocorre, em grande parte, decorrente da polinização que as flores e árvores iniciam nesta fase, potencializada pelos ventos, comuns nessa época do ano, que transportam o pólen a quilômetros de distância.
 
A intensa floração das plantas produz grandes quantidades de pólen, aumentando a quantidade desses grãos no ar. Para os que já sofrem com alergias, mesmo que decorrentes de outros fatores, o incômodo é multiplicado. Segundo o Dr. Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, as inversões térmicas desta fase também contribuem para a piora dos casos. “Nos últimos dois anos, tivemos invernos e primaveras com temperaturas mais secas, além de maiores inversões de umidade. Esses choques climáticos facilitam o surgimento de alergias, que se agravam para quadros de rinite e sinusite”, explica.
 
Com a baixa na umidade do ar, causa pelos períodos de seca, ocorre uma queda na produção de óxido nítrico, gás produzido no pulmão e que atua como um dilatador durante a respiração, sendo liberado no nariz durante a expiração. O resultado da baixa na produção de óxido nítrico é a congestão nasal, que pode evoluir para quadros de inflamação nas vias respiratórias. O problema traz a sensação de cabeça pesada, dor nos olhos e seios da face e mal estar, além do incômodo nariz escorrendo.
 
Dr. Pizarro explica que no caso das alergias o tratamento inicia-se com o controle ambiental. “Os remédios são usados para amenizar as crises, mas se o causador da alergia não for detectado e tirado do ambiente, o problema irá persistir”, comenta. O especialista enfatiza que a melhor forma de tratamento é a prevenção. Após identificar que existe uma alergia, alguns cuidados tornam-se necessários, como: viver em ambientes limpos e arejados – procurando manter a ausência de fungos e ácaros, grandes vilões das alergias –, além da constante limpeza nasal.
 
“A limpeza nasal pode ser comparada com a lavagem das mãos”, ressalta o otorrinolaringologista. Esta higienização pode ser feita com soro fisiológico, de duas a três vezes ao dia, principalmente em dias secos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário