Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Nanopartículas inteligentes são experanças na luta contra o câncer, Alzheimer e Parkinson

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) desenvolveram nanopartículas inteligentes que são capazes de liberar substâncias terapêuticas de forma seletiva entre as células humanas envelhecidas.
 
Trabalhos clínicos mostram que a abordagem tem potencial para ser utilizada no tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento das células, como câncer, Alzheimer e Parkinson.
 
Segundo os pesquisadores, este tipo de aplicação também pode ser útil para o desenvolvimento de algumas terapias cosméticas de uso tópico que tenham efeito antirrugas e também antienvelhecimento, ou aumentem a proteção contra a radiação UV, além de servir para combater a calvície.
 
O líder da pesquisa, Ramón Martínez Máñez, aponta que “pela primeira vez ficou demonstrado que podem ser liberadas substâncias selecionadas apenas nas células que estão em fase degenerativa ou senescentes e não em outras”.
 
A senescência é um processo fisiológico do organismo para eliminar células envelhecidas ou com alterações que podem causar cmprometimento quanto a sua viabilidade. “Quando somos jovens, os mecanismos de senescência previnem, por exemplo, a aparição de tumores. Mas com o envelhecimento, as células senescentes vão se acumulando em órgãos e tecidos, alterando o funcionamento correto dos mesmos”, explicam os pesquisadores.
 
Desta forma a eliminação dessas células retarda o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento.
 
A equipe testou as novas nanopartículas em células de pacientes com uma síndrome de envelhecimento acelerado conhecida como Disceratose Congênita. As culturas de células apresentavam uma alta porcentagem de senescência, caracterizada por elevados níveis de atividade de beta-galactosidase, enzima característica do estado senescente.
 
“As células envelhecidas expressam esta enzima em excesso e as nanopartículas que desenhamos se abrem na presença dela, liberando seu conteúdo para eliminar as células senescentes, prevenir sua deterioração ou, inclusivamente, reativá-las para seu rejuvenescimento”, explica Máñez.
 
O estudo levou a uma conclusão de que as nanopartículas aparecem como uma oportunidade única para administrar compostos terapêuticos de forma seletiva nos tecidos afetados e resgatar a viabilidade e a funcionalidade dos mesmos
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário