Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 13 de outubro de 2012

Dúvidas sobre pão integral? Especialista responde

Os pães com rótulos de integrais estão cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados. Mas o consumo desse tipo de alimento faz mesmo bem para o corpo? E como saber se o pão que você consome é realmente integral ou apenas foi rotulado para entrar na onda dos alimentos saudáveis?
Katia Cristina Andrade, pesquisadora da área de Nutrição Humana e professora dos cursos de nutrição e enfermagem da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), responde a algumas questões sobre o pão integral.
 
Por que pão integral é bom para a saúde?
No geral, e não apenas os pães integrais, todos os cereais integrais têm em sua composição maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Isso ocorre porque toda farinha integral não sofreu o processo de beneficiamento, que retira as partes externas do grão onde estão esses nutrientes. Essa composição ajuda no funcionamento intestinal e também proporciona àqueles indivíduos que desejam emagrecer uma maior saciedade. Além disso, as fibras contidas nesses alimentos auxiliam no controle da glicemia e também do colesterol.
 
Como saber se o produto que se consome é integral?
Para se saber se um pão é integral, devemos sempre ler o rótulo que informa os ingredientes contidos no preparo do alimento e que, nesse caso, deve ter em sua composição a farinha integral ou de centeio ou outro ingrediente alegado na embalagem.
 
Qual a diferença entre produtos feitos com farinha integral e farinha tradicional, por exemplo?
Esse grão integral, ou seja, que não foi beneficiado, demora mais no processo de digestão e com isso proporciona mais saciedade e é absorvido mais lentamente, o que facilita no controle da glicemia e também na perda de peso.
 
Quais os benefícios para a saúde do consumo desse tipo de produto?
Os benefícios ficam por conta da composição nutricional, ou seja, um pão integral fornece muito mais nutrientes do que aqueles elaborados com a farinha tradicional. Tais nutrientes ajudam nos processos citados anteriormente.
 
Como saber se o produto tem porcentagem de farinhas ou grãos integrais o suficiente para ser realmente classificado como integral?
No Brasil não há estabelecida uma legislação específica. Já se cogitou que para ser integral deveria ter no mínimo 50% de farinha integral, mas hoje isso não ocorre. Existem países, como os Estados Unidos, em que esta determinação é obrigatória (51% da farinha integral na composição). Novamente, ler o rótulo e os ingredientes que compõem a formulação do pão é a maneira de se informar quanto à sua real composição. Preste atenção, pois o primeiro ingrediente que aparece na lista é o que tem em maior quantidade.
 
O que é a chamada “farinha enriquecida” que alguns alimentos ditos integrais têm em sua formulação?
A farinha enriquecida é a farinha com ferro e ácido fólico – hoje é obrigatório que seja assim. Todos os pães, biscoitos e produtos feitos com farinha são elaborados com essa farinha enriquecida. Ou seja, isso não é um diferencial do produto, mas uma obrigação. E os produtos que são categorizados como integrais, mas que não contêm farinha integral, apenas a farinha enriquecida, não têm nenhum diferencial para o produto normal com os mesmos ingredientes.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário