Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Berços infantis precisam ter aprovação do Inmetro

Pais devem ter cuidado ao escolher o berço
Comércio tem até janeiro de 2014 para se adaptar
 
No final de 2007, o Inmetro analisou 11 marcas de berços disponíveis no mercado brasileiro. Todas foram reprovadas.
 
Para garantir mais segurança aos pequenos e tranquilidade aos pais na hora do sono, o instituto resolveu agir. Desde o início de janeiro, os berços infantis precisam obrigatoriamente ser fabricados e importados de acordo com os requisitos aprovados pela Portaria 269/2011 e devidamente registrados no instituto.
 
Para o comércio, o prazo vai até janeiro de 2014, quando somente os berços certificados e registrados poderão ficar à venda.
 
Escolha bem
Principais cuidados que os pais devem ter ao escolher um berço
 
— Observar a presença do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve estar exposto no berço e na embalagem do produto após o prazo de adaptação às normas.
 
— Verificar se as bordas e as partes salientes são arredondadas ou chanfradas e isentas de quaisquer rebarbas e arestas.
 
— Rótulos e decalques colados não podem ser utilizados nas superfícies internas das laterais e extremidades do berço.
 
— Uma vez dentro do berço, a criança não pode conseguir levantar a base do colchão ou a base do berço.
 
— As laterais móveis devem ser equipadas com um sistema de travamento
 
— As instruções de uso devem estar em português.
 
— Todos os berços devem ser permanentemente marcados com informações sobre razão social, nome ou marca comercial registrada do fabricante, distribuidor ou varejista, com meios adicionais de identificação do produto.
 
— Caso o colchão não seja uma parte integrante do berço, deverá existir uma marcação, na base do berço, recomendando o uso de colchões com espessura máxima permitida de 120mm.

Fonte Meu Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário