Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Nova UTI do Instituto de Cardiologia (RS) tem quadros e música clássica para humanizar tratamento

Nova UTI do Instituto de Cardiologia tem quadros e música clássica para humanizar tratamento Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Cada leito tem quadros nas paredes e um tablet acoplado ao lado da cama
Obras ampliaram número de leitos de 15 para 29 em pouco mais de quatro meses
 
Nas paredes internas, aquarelas emolduradas retratam pássaros pintados por ornitólogos no século XIX. No corredor, obras renascentistas acolhem a entrada dos visitantes. No sistema de som ambiente, uma orquestra toca música clássica. No teto, claraboias permitem o ingresso da luz natural no ambiente. Mas a presença de monitores, respiradores e cortinas brancas para a privacidade dos leitos entregam: não se trata de um hotel. Nem de um museu. Nem de um atelier. É a nova UTI Cardiológica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Inaugurada na manhã desta terça-feira, a unidade praticamente duplicou a capacidade de atendimento a pacientes que precisam de cuidados intensivos na instituição. Com um investimento de cerca de R$ 900 mil, as obras ampliaram o número de leitos de 15 para 29 em pouco mais de quatro meses.

Cada box tem um leito reservado, alto-falantes para o sistema de som, aparelho de televisão e uma pintura para colorir o ambiente e dar à ala um aspecto mais hospitaleiro, diminuindo o trauma da internação.

De acordo com o superintendente-geral do Instituto e idealizador da obra, Alberto Beltrame, o ambiente acolhedor, com luz natural, reduz a possibilidade de o paciente desenvolver a Síndrome da UTI, que ocorre quando o doente perde a noção da passagem do tempo depois de ficar dias internado em uma unidade.

— Este conceito é único no Rio Grande do Sul. Além da preocupação com o cuidado técnico, temos a humanização da atenção à saúde — afirma Beltrame.

Os prontuários são informatizados e estão disponíveis em tablets acoplados à parede ao lado de cada cama. Ao toque de um dedo, os médicos têm acesso a todas as informações de tratamento e sinais vitais do paciente e à possibilidade de alterar as prescrições, o que torna o atendimento mais dinâmico.

No centro da UTI, o espaço comum para os profissionais reúne, em duas grande telas planas, o monitoramento cardíaco de cada paciente internado em tempo real.

A nova UTI atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios. Conforme o diretor-presidente do Instituto de Cardiologia, Ivo Nesralla, a unidade apresenta o que há de mais moderno no conceito de instalações hospitalares:

— Este centro não deve nada para os hospitais de primeiro mundo — sentencia.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário