Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bruxelas pede testes de DNA na UE para identificar carne de cavalo

A presença de Fenilbutazona, um anti-inflamatório para
 cavalos, tornaria a carne imprópria para o consumo
A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira a todos os Estados membros da União Europeia que façam exames de DNA nos produtos a base de carne de boi, como parte de um plano para responder ao escândalo da carne de cavalo em refeições.
 
O plano recomendará que todos os Estados membros realizem exames de DNA nos produtos apresentados como contendo carne de boi, indicou o comissário encarregado da Saúde e dos Consumidores, Tonio Borg, após uma reunião de ministros europeus em Bruxelas.
 
Esta proposta será submetida aos Estados membros na sexta-feira.
 
Borg quer que uma primeira série de testes seja realizada durante o mês de março, com os primeiros resultados divulgados em meados de abril.
 
Ele também pediu que os Estados façam exames para detectar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que tornaria a carne imprópria para consumo.
 
O alto funcionário também quer que a Comissão Europeia acelere suas medidas relacionadas à etiquetagem dos produtos à base de carne de boi para indicar a origem da carne.
 
A agência europeia de polícia, a Europol, deve, por sua vez, fica encarregada de coordenar as investigações criminais realizadas em vários países da UE para determinar a fonte da fraude que levou à utilização da carne de cavalo em vez da de boi.
 
O caso eclodiu após a descoberta, na semana passada, de lasanhas da marca Findus vendidas na Grã-Bretanha contendo carne de cavalo em um produto que indicava carne bovina. O temor de que essa prática seja comum se espalhou pela Europa.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário