Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Veja quais alimentos são indicados para repor o colágeno

Veja quais alimentos são indicados para repor o colágeno Genaro Joner/Agencia RBS
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS
Ovos e peixes são fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12
Dieta adequada ajuda a retardar o envelhecimento
 
O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas. É encontrado na pele, nos ossos, nas cartilagens, nos ligamentos e nos tendões. Ele é produzido naturalmente no organismo, mas com o avançar da idade o corpo perde 1% de colágeno ao ano resultando no surgimento de rugas, flacidez e aumentando a fragilidade articular e óssea. Para amenizar essa perda, é importante investir em uma reposição por meio da alimentação.
 
De acordo com o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, a ausência do colágeno pode ser notada a partir do surgimento de dores articulares, tendinites, fragilidade capilar, perda óssea, rugas precoces e unhas enfraquecidas.
 
— Tais sintomas denunciam uma alimentação deficiente em proteínas, vitaminas e minerais. E sem esses nutrientes é natural que ocorra um enfraquecimento muscular e um cansaço por qualquer esforço físico — explica.
 
As mulheres sofrem mais com a perda de colágeno, pois elas possuem uma quantidade menor dessa proteína no organismo, em comparação aos homens.
 
— Ao atingir a faixa etária dos 45 anos, a mulher sofre uma diminuição na quantidade de fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, que ao lado de outra proteína, a elastina, sustenta a pele — destaca o nutricionista.
 
Além disso, existem outros fatores que contribuem e aceleram o desgaste da pele, entre eles: a exposição excessiva ao sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, as alterações hormonais, a alimentação desequilibrada e o estresse.
 
Colágeno: em favor da beleza e da saúde
Uma alternativa simples, barata e eficaz para acentuar a produção de colágeno e retardar o processo de envelhecimento é manter uma alimentação balanceada.
 
— O ideal é optar por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, para estimular a produção de colágeno, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício — aconselha.
 
Para esclarecer quais são os alimentos que ajudam a repor o colágeno no organismo, o nutricionista Gabriel Cairo Nunes lista os mais indicados:
 
Carnes, ovos, peixes
São fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.
 
Feijão, brócolis e ervilha
É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, que é um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo fundamental na replicação celular.
 
Cerejas, uvas, soja
Estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.
 
Aveia e leguminosas
São alimentos ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.
 
Vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.
 
Frutas vermelhas
São ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário